A Câmara de Viana do Castelo promoveu, esta quarta-feira, a apresentação do Plano de Gestão de Pesca Lúdica Desportiva da Bacia Hidrográfica do Rio Âncora, uma iniciativa apresentada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, que refere que a qualidade da água é “excelente” naquele curso que nasce na Serra de Arga.
Em comunicado, a autarquia sublinha que, de uma forma geral, o estudo mostra que os índices de qualidade água são “excelentes” e que o rio tem uma galeria ripícola “bem estruturada com a ausência de identificação de espécies exóticas”.
Este plano serve para “conciliar a pesca lúdica e a conservação das espécies ali existentes tais como, o salmão, a truta, a boga , a enguia e a os ruivacos”.
“O compromisso deste tipo de ações é fortalecer e promover a boa e correta utilização destes recursos naturais”, nota a autarquia.
Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Fabíola Oliveira, vereadora do Ambiente marcaram presença nesta sessão “reforçando a colaboração na prevenção e gestão do meio ambiente”.