As esculturas em aço que Filipe criou ao longo de 3 anos podem ser vistas até ao fim do mês em Barcelos

No Theatro Gil Vicente
Foto: DR

FLIMUNDO é o nome artístico de Filipe Ferreira, artista plástico de 30 anos, natural de Barcelos, que tem patente a sua primeira exposição individual no Theatro Gil Vicente, no centro da cidade, até ao fim deste mês.

“ININTERRUPTO”, é a compilação de oito obras de médio de grande formato “concebidas ao longo de três anos”, como explica a O MINHO o escultor e também baterista da banda de rock’n roll Gator, The Alligator.

Licenciado em Artes Plásticas pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), é na escultura que Filipe Ferreira “reconhece o melhor meio para se expressar e é nela que tem vindo a desenvolver trabalhos desde finais de 2020”.

“Tem como ponto de partida o barro, mas é no aço que reconhece especificidades físicas capazes de satisfazer as suas necessidades artísticas. A sua dureza em oposição à organicidade das suas formas permite explorar e transmitir uma dualidade sensorial”, pode ler-se na descrição da exposição.

As obras expostas “abordam questões cíclicas sensoriais e a euforia da passagem do tempo- ciclos de desgaste e evolução onde o tempo é protagonista e agente deambulante. Ações de repetição que tranquilizam euforicamente o pensamento, indicando a certeza incerta da realidade. A oxidação dos tecidos que amadurece a mente e enfraquece o físico”.

A exposição pode ser visitada no horário de funcionamento do Theatro Gil Vicente – de terça a sexta-feira, das 10:00 às 18:00.

A entrada é livre.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados