Depois da chuva e vento fortes dos últimos dias associados à depressão Garoe, o sol voltará a brilhar no Minho amanhã, quinta-feira, mas será, como se costuma dizer, de pouca dura.
Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tempo começa a melhorar a partir do final da tarde desta quarta-feira, altura em que os distritos de Braga e Viana do Castelo deixam de estar sob aviso amarelo .
Para quinta-feira está previsto um dia sem chuva, com o céu limpo ou pouco nublado, e com uma descida da temperatura mínima e ligeira subida da máxima.
Assim, Braga terá na quinta-feira uma máxima de 18 graus Celsius e uma mínima de 6ºC, segundo as previsões do IPMA.
Já em Viana do Castelo, a máxima será de 15ºC e a mínima de 7ºC.
Contudo, a chuva deverá regressar ao Minho a partir do início da tarde de sexta-feira e deverá manter-se nos dias seguintes.
Isto porque vai passar pelo norte da Península Ibérica uma nova depressão, trazendo “uma frente com bastante atividade” que se irá estender “rapidamente” a todo o país.
“Começaremos com períodos de chuva no Minho e Douro Litoral a partir do dia 25 [sábado]”, prevê Patrícia Marques, meteorologista do IPMA em declarações à CNN Portugal.
Posteriormente, acrescenta a especialista, “haverá queda de neve, novo aumento da agitação marítima e novo aumento da intensidade do vento”.