Hospital de Braga fez mais de 1.400 horas de tratamento a 19 utentes com ‘doença do pezinho’

Paramiloidose Familiar
Foto: DR

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou, no último ano, mais de 1.400 horas de tratamento a 19 doentes diagnosticados com Paramiloidose Familiar, conhecida como a ‘doença dos pezinhos’, foi hoje anunciado.

Como O MINHO noticiou, desde 14 de novembro de 2023, o Hospital de Braga, no âmbito de um Protocolo estabelecido com o Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA), agora ULS Santo António, tem vindo a realizar tratamentos regulares no Hospital de Dia Médico.

Este acordo possibilita que os utentes residentes na área abrangente da ULS Braga tenham acesso a cuidados mais próximos da sua residência, evitando deslocações anteriormente necessárias, a cada três semanas, para aceder a este serviço em centros de referência nacional.

“Este processo de transição dos doentes para o Hospital de Braga traz imensas vantagens: evita a deslocação do utente muito além da sua zona de residência e liberta os serviços dos principais centros de referência nacional, como a ULS Santo António e a ULS Santa Maria”, sublinha Carlos Capela, diretor do Serviço do Hospital de Dia Médico da ULS de Braga, citado em comunicado.

Além dos benefícios logísticos e físicos para os utentes, destaca-se também a preparação das equipas médicas para um futuro promissor no tratamento desta doença.

“O estado da arte do conhecimento sobre a doença manteve-se no último ano, mas perspetiva-se a introdução de novos tratamentos e de formas inovadoras de administração dos fármacos, nomeadamente de forma subcutânea, que podem beneficiar o bem-estar do doente”, explicou Carlos Capela.

O protocolo continuará a expandir o acesso a tratamentos especializados, com a integração de mais quatro doentes nos próximos meses. “Um ano após o início da administração deste fármaco, estamos focados na gestão de reações adversas, na prevenção de complicações e no alargamento da nossa resposta a mais utentes”, conclui Carlos Capela.

O que é a Paramiloidose Familiar

A Paramiloidose Familiar é uma doença hereditária, crónica e progressiva, que afeta principalmente os membros inferiores e se manifesta, em geral, entre os 25 e os 35 anos.

Os sintomas iniciais incluem a diminuição da sensibilidade à temperatura, formigueiros, dormência e dor intensa. Com estimativas de cerca de dois mil doentes em Portugal, a doença representa “um desafio significativo para a medicina e para os sistemas de saúde”.

“A ULS Braga reforça, assim, o seu compromisso com a prestação de cuidados de saúde de proximidade, promovendo o conforto e a qualidade de vida dos seus utentes”, conclui o comunicado.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados