Portugal vai defrontar Suécia, Espanha e Chile na Ronda Principal do Mundial de andebol, em Oslo, sendo a única seleção que inicia o Grupo III com o máximo de quatro pontos, após ter terminado invicta a fase preliminar.
No fecho da primeira ronda, no Grupo F, na capital norueguesa, Suécia e Espanha empataram 29-29, na reedição do jogo da medalha de bronze do Mundial2023, que os nórdicos venceram por 39-36, e transitam para a ‘main round’ com três pontos cada.
A Suécia, que defronta Portugal na quarta-feira, na Unity Arena, em Oslo, esteve a vencer ao intervalo, por 16-11, mas não resistiu à reação dos espanhóis, que na segunda parte anularam a diferença e empataram nos derradeiros segundos por Alex Dujshebaev.
Suécia e Espanha terminaram nas duas primeiras posições, com cinco pontos (transitando com três), enquanto o Chile alcançou, no derradeiro jogo, a última vaga do Grupo F e atinge pela primeira vez a ‘main round’, depois de vencer o Japão, por 31-26.
O Grupo III começa com Portugal a liderar por quatro pontos, seguido da Suécia e da Espanha, com três, Brasil, com dois, e Chile e Noruega, com zero. Os jogos decorrem quarta-feira, sábado e doming, e os dois primeiros qualificam-se para os quartos de final.
Portugal inicia a ‘main round’ na quarta-feira com a Suécia, pelas 18:00 (17:00 em Lisboa), após o que defronta na sexta-feira a Espanha, às 15:30 (14:30), e encerra o Grupo III no domingo, frente ao Chile, pelas 15:30 (14:30).
A coanfitriã Noruega, que organiza o Mundial em parceria com a Croácia e a Dinamarca, terá o privilégio de jogar sempre às 20:30 (19:30 em Lisboa).
Na última jornada do Grupo G da fase preliminar, em Zagreb, na Croácia, a Islândia venceu a Eslovénia, por 23-18, e terminou na primeira posição, enquanto Cabo Verde derrotou Cuba, por 38-28, e resgatou a última vaga para a ‘main round’ pela segunda vez consecutiva.
A Islândia terminou invicta o Grupo G, com seis pontos, seguida da Eslovénia, com quatro, Cabo Verde, com dois, e Cuba, com zero, sendo que os cubanos transitam para a Taça Presidente.
O apuramento de Cabo Verde teve ‘dedo’ português, do treinador Jorge Rito, e da seleção fazem parte alguns jogadores a atuar em Portugal, como Edmilson Ribeiro (Avanca), Délcio Pina (Madeira SAD), Alexandre Pereira (Belenenses), Rafael Andrade (Vitória SCChile no caminho de Portugal que lidera isolado ‘main round’), Edmilson Gonçalves (Boa Hora) e Bruno Fernandes (Torreense).
Apesar de ter falhado os dois primeiros jogos, frente às europeias Islândia e Eslovénia, Cabo Verde, que conta ainda com o ex-capitão do Benfica Paulo Moreno, não facilitou no jogo do tudo ou nada e segue para o Grupo IV da ‘main round’, na terceira posição, embora com zero pontos.
O Grupo IV, que reúne equipas provenientes das ‘poules’ G e H da primeira fase, começa sob a liderança das seleções da Islândia e do Egito, ambas com quatro pontos, seguidas pela anfitriã Croácia e pela Eslovénia, com dois, e Argentina e Cabo Verde, com zero.