No próximo domingo poderá nevar nos pontos mais altos do Parque Nacional da Peneda-Gerês, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“Após o regresso da precipitação este domingo, que poderá ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela e do Gerês, o continente será influenciado por uma região depressionária centrada a oeste da Península Ibérica até quarta-feira”, refere o IPMA na previsão do estado do tempo para a próxima semana.
Recorde-se que, como O MINHO noticiou, a primeira neve de 2025 caiu nos pontos mais altos da Serra do Gerês no passado dia 06 de janeiro.
Ainda de acordo com o IPMA, na próxima semana, “prevê-se a ocorrência de precipitação, que será por vezes forte e acompanhada de trovoada e rajadas de vento, em especial na terça-feira”.
O Instituto prevê, igualmente, um novo agravamento das condições meteorológicas, com a possibilidade de ocorrência de precipitação forte e vento forte, devido à passagem de sistemas frontais pelo território.
Segundo a previsão, “a temperatura do ar irá ser superior à que se registou na presente semana, com a temperatura mínima a variar entre 0 a 14 °C (valores baixos no interior Norte e Centro) e a temperatura máxima entre 6 a 18 °C (valores mais elevados no Sul e Litoral Norte e Centro)”.
“Haverá também na próxima semana um aumento da agitação marítima, que deverá ultrapassar quatro metros de altura significativa em alguns dias”, conclui o IPMA.