Neste Artigo
O Famalicão perdeu frente ao Benfica por 4-0, na noite desta sexta-feira, no jogo de abertura da 18.ª jornada da I Liga, disputado no Estádio da Luz.
Um inédito ‘hat-trick’ de Barreiro, que ainda não se tinha estreado a marcar pelo Benfica, garantiu a goleada que nunca foi colocada em causa.
O centrocampista luxemburguês apontou os três primeiros golos dos ‘encarnados’, aos 11, 36 e 67 minutos, com o turco Kökçü a concluir a goleada, aos 81, após a paragem do campeonato para a ‘final four’ da Taça da Liga, que o clube da Luz venceu.
Na partida que inaugurou a jornada, o Benfica ‘colou-se’ de forma provisória ao rival Sporting na liderança, com 41 pontos, ficando à espera do que os ‘leões’ e o FC Porto fazem no fim de semana, enquanto o Famalicão permanece na nona posição, com 20.
Bruno Lage devolveu Trubin, Tomás Araújo, Kökçü, Aktürkoglu e Pavlidis à titularidade, confirmando-se a ausência por lesão de Di María e com Aursnes a ficar no banco, bem como Samuel Soares, Bah e Arthur Cabral, todos titulares com o Farense, para a Taça.
Contra um Famalicão que se apresentou apenas com uma alteração – Zaydou Youssouf no lugar de Tom van de Looi -, as ‘águias’ dominaram totalmente desde o apito inicial e impediram incursões ofensivas dos nortenhos, não tardando até o marcador funcionar.
Schjelderup foi o primeiro a criar perigo, acertando ‘em cheio’ na cara do guarda-redes Carevic, mas, aos 11 minutos, um grande passe de Kökçü descobriu Pavlidis na profundidade e o grego trabalhou bem e descobriu Barreiro, que apareceu na zona de finalização a desviar a bola.
O médio internacional luxemburguês estreou-se a marcar com a camisola do Benfica, mas não se ficou por aí, ampliando a vantagem aos 36, numa fase em que o ritmo de jogo tinha decaído um pouco, aproveitando um passe ‘delicioso’ do jovem Schjelderup.
Entre os dois tentos dos lisboetas, Rafa Soares deu o lugar a Calegari no Famalicão, aos 19 minutos, mas até ao intervalo apenas foi nota de registo um disparo potente de Kökçü, para defesa de recurso de Carevic, aos 45+2, com a segunda parte a retomar a ritmo baixo.
Sorriso ainda procurou recolocar o Famalicão na discussão, mas o remate saiu ao lado, antecedendo tentativas frustradas de Pavlidis de se reencontrar com os golos: aos 61 minutos, em excelente posição, falhou o alvo e, aos 65, ainda marcou, mas em posição irregular.
Barreiro justificou todos os elogios que recebeu de Bruno Lage nas últimas semanas e ‘convenceu’ os adeptos benfiquistas ao apontar um inédito ‘hat-trick’ na sua carreira, aos 67, aparecendo solto ao segundo poste, na sequência de um cruzamento rasteiro de Schjelderup.
Com o triunfo assegurado, Bruno Lage começou a rodar a equipa, a pensar na receção ao FC Barcelona, na terça-feira, para a Liga dos Campeões, apostando em Bah e Arthur Cabral e a dar mais minutos a Bajrami e João Rego, com o segundo importante no 4-0.
O jovem da formação recuperou a bola e iniciou a jogada em velocidade, entregando a Aktürkoglu e este, numa combinação entre turcos, deu de calcanhar para o remate de primeira, em zona frontal, de Kökçü, em mais uma grande jogada coletiva das ‘águias’.
Resumo
Ficha de jogo
Jogo no Estádio da Luz, em Lisboa,
Benfica – Famalicão, 4-0.
Ao intervalo: 2-0.
Marcadores
1-0, Leandro Barreiro, 11 minutos.
2-0, Leandro Barreiro, 36.
3-0, Leandro Barreiro, 67.
4-0, Kökcü, 81.
Equipas
– Benfica: Trubin, Tomás Araújo (Bah, 69), António Silva, Otamendi, Carreras (Bajrami, 80), Leandro Barreiro, Florentino (Amdouni, 83), Kökcü, Akturkoglu, Schjelderup (João Rego, 80) e Pavlidis (Arthur Cabral, 68).
(Suplentes: Samuel Soares, Bah, Amdouni, Aursnes, Arthur Cabral, Rollheiser, Beste, Bajrami e João Rego).
Treinador: Bruno Lage.
– Famalicão: Carevic, Rodrigo Pinheiro, Mihaj, Justin de Haas, Rafa Soares (Lucas Calegari, 19), Zaydou Youssouf (Mathias Amorim, 79), Topic, Gil Dias (Sejk, 63), Gustavo Sá, Sorriso e Aranda (Rochinha, 79).
(Suplentes: Gabriel Cabral, Lucas Calegari, Leo Realpe, Mário González, Rochinha, Mathias Amorim, Afonso Rodrigues, Sejk e Samuel Lobato).
Treinador: Hugo Oliveira.
Árbitro: João Gonçalves (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Leandro Barreiro (23), Florentino (38) e António Silva (42).
Assistência: 53.985 espetadores.
(em atualização)