O Parque de Campismo e Caravanismo de Braga registou, durante o ano 2024, a visita de 12.395 hóspedes, um aumento de 4% em comparação com igual período em 2023 (11.957), informou hoje a Câmara.
Em comunicado, a autarquia nota que o aumento no número de hóspedes em 2024 foi particularmente visível no 1.º e 4.º trimestres (época baixa), com 33% e 14% de crescimento, respetivamente.
No número total de dormidas, o crescimento alcançado foi de 10% (29.320 dormidas). Já que no que diz respeito à vertente financeira, verificou-se um crescimento de 20% (237.055,19 euros), com uma subida consistente ao longo dos quatro trimestres do ano (34% no 1.º; 8% no 2.º; 23% no 3.º e 4.º trimestres).
Quanto à tipologia de alojamento que figura como opção preferida pelos hóspedes, destaca-se que a maioria dos visitantes utilizou a autocaravana (9.844). Entre os meios eleitos de alojamento, seguiram-se a tenda (1.820) e a caravana (438). Em bungalows ficaram alojados 293 hóspedes.
Altino Bessa, vereador do Ambiente, afirma que 2024 foi um “ano de excelência” para o Parque de Campismo e Caravanismo. “Estes números devem-se ao investimento que tem sido realizado para melhorar as condições do espaço, mas também ao esforço de toda a equipa que zela pelo Parque tem levado a cabo, trabalhando para a total satisfação de quem nos procura”, sublinha, citado no comunicado.
O vereador destaca ainda a “enorme evolução” que se registou nos últimos anos: “Desde 2013 até 2024, o parque de campismo registou uma receita total superior a 1,2 milhões de euros, o que faz com que atualmente seja autossuficiente. Este equipamento municipal tem-se tornado cada vez mais uma referência para todos os que visitam Braga e veem o campismo ou caravanismo como opção de férias ou lazer. Estou certo de que no futuro os números continuarão a registar crescimentos em todas as categorias – algo que aconteceu sempre, com exceção dos anos pandémicos -, já que este é um equipamento que ainda tem muita margem para crescer”.
Nos inquéritos de satisfação internos, no cômputo geral, a satisfação do utilizador nacional e/ou estrangeiro, numa escala de 6, é de 5,57. O nível de satisfação é de 93%. Nas avaliações efetuadas via redes de especialidade (Tripadvisor, Google, ACSIEurocampings, entre outros) a satisfação está no nível 4 (numa escala de 5), concluindo-se que o nível de contentamento é de 80%.