Braga vence e apura-se para os ‘quartos’ da Taça de Portugal

2-1
Foto: SC Braga

O SC Braga apurou-se hoje para os quartos de final da Taça de Portugal de futebol, ao vencer por 2-1 na receção ao Lusitano de Évora, do quarto escalão, com uma exibição muito ‘cinzenta’.

André Horta (22 minutos) e Ricardo Horta (44) fizeram os golos dos minhotos e Afonso Sousa o dos alentejanos (84), dando a primeira vitória em casa aos ‘arsenalistas’ desde 28 de novembro, com os alemães do Hoffenheim, para a Liga Europa (3-0).

Carlos Carvalhal mexeu muito na equipa em relação ao último ‘onze’ (derrota com o Benfica por 3-0 para a Taça da Liga), mudando sete ‘peças’, e os minhotos venceram sem qualquer brilho uma equipa do Campeonato de Portugal – no final da partida, ouviram-se alguns assobios dos poucos adeptos bracarenses presentes.

Segundo classificado da série D do quarto escalão, o Lusitano de Évora chegava a Braga com credenciais na prova, depois de eliminar duas equipas da I Liga (Estoril Praia e AVS) e uma da II (Académico de Viseu), e deixou uma bela imagem, procurando jogar um futebol positivo e acabando o jogo à procura do empate.

Ainda que sem imprimir grande velocidade ao seu jogo, o SC Braga fez o primeiro golo aos 22 minutos: após um livre lateral, Ricardo Horta serviu o irmão André no miolo e este, sem grande oposição, desferiu um potente remate de fora da área, inaugurando o marcador.

Robson Bambu saiu lesionado à meia hora de jogo, tendo sido rendido por Arrey-Mbi. Mal entrou, o central alemão foi ultrapassado por Sele Davou, que por pouco não empatou, valendo a intervenção de Hornicek (33 minutos), naquela que foi a melhor ocasião dos alentejanos na primeira parte.

Yuri Ribeiro, após canto, cabeceou às malhas laterais (37 minutos), mas o segundo golo só veio em cima do intervalo (44), com Ricardo Horta a dar a melhor sequência a assistência de Fran Navarro, muito bem lançado na esquerda por André Horta.

No segundo tempo, o SC Braga conseguiu cair de produção e só aos 74 minutos esteve novamente perto do golo, por El Ouazzani, muito pouco para o quarto classificado da I Liga.

Aos 84 minutos, chegou o golo dos eborenses, por Afonso Sousa, de cabeça já na pequena área, limitando-se a encostar, após assistência de Tiago Palancha, na sequência de um livre.

Nos ‘quartos’, os minhotos deslocam-se ao reduto do Benfica, em fevereiro, naquele que será o terceiro jogo entre as duas equipas no espaço de cerca de um mês, com uma vitória para cada lado: triunfo dos ‘arsenalistas’ para o campeonato, na Luz, por 2-1, e vitória das ‘águias’ na meia-final da Taça da Liga, em Leiria, por 3-0.

Ficha de jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Lusitano de Évora, 2-1.

Ao intervalo: 2-0.

Marcadores:

1-0, André Horta, 22 minutos.

2-0, Ricardo Horta, 44.

2-1, Afonso Sousa, 84.

Equipas

– SC Braga: Hornicek, Victor Gómez, Robson Bambu (Arrey-Mbi, 32), Niakaté, Yuri Ribeiro, Roger (Gabri Martínez, 61), João Moutinho (Vítor Carvalho, 79), André Horta, Gharbi, Ricardo Horta (Diego Rodrigues, 79) e Fran Navarro (El Ouazzani, 61).

      (Suplentes: Tiago Sá, Chissumba, Arrey-Mbi, Vítor Carvalho, Gorby, Diego Rodrigues, Bruma, Gabri Martínez, Bruma e El Ouazzani).

      Treinador: Carlos Carvalhal.

      – Lusitano de Évora: Marcelo Valverde, Marcos Soares (Wilson Kenedy, 60), Rodrigo Monteiro, Tiago Palancha, João Pinto, Mauro Andrade, Johnson Juah, Martim Águas (Tiago Baptista, 70), Sele Davou (Afonso Sousa, 70), Miguel Lopes (João Delgado, 80) e Dida (Kalunga, 60).

      (Suplentes: Duarte Martins, Tiago Baptista, Onyekachi Silas, Wilson Kenedy, João Delgado, André Santos, Tomás Lima, Afonso Sousa e Kalunga).

      Treinador: Pedro Russiano.

      Árbitro: Bruno José Costa (Viana do Castelo).

      Ação disciplinar: cartão amarelo para Mauro Soares (21), Niakaté (83) e Kalunga (90).

      Assistência: 5.627 espetadores.

       
      Total
      0
      Partilhas
      Artigos Relacionados