Até 31 de janeiro, estão a decorrer as candidaturas à 3.ª fase do doutoramento em Engenharia da Digitalização do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).
Este é o primeiro doutoramento internacional a ser outorgado pelo IPCA, em parceria com o Politécnico de Leiria (IPL) e a Technological University of the Shannon (TUS) na Irlanda, no âmbito da Universidade Europeia RUN-EU.
“Esta colaboração internacional permitirá aos estudantes beneficiarem das infraestruturas, laboratórios e grupos de investigação das três universidades, promovendo um ambiente de pesquisa diversificado e de alta qualidade”, salienta o IPCA.
Concebido pela Escola Superior de Tecnologia do IPCA, o novo programa doutoral pretende desenvolver projetos de investigação nas novas tecnologias digitais aplicadas à automação de processos e serviços, como os sistemas ciberfísicos, de robótica, de inteligência artificial, de Cloud e IoT, a tecnologia 5G (conectividade), assim como os sistemas energéticos sustentáveis e inteligentes, constituindo-se, no seu conjunto, como alicerces da transição digital na indústria e serviços, em particular nos setores industriais.
“O doutoramento visa, também, atrair profissionais qualificados para capacitar a indústria e as entidades públicas com responsabilidades de gestão do território para o aproveitamento destas tecnologias digitais emergentes, promovendo a inovação e facilitando o seu desenvolvimento. A forte ligação à indústria deste curso vai proporcionar aos doutorandos uma experiência prática e imersiva”, aponta o IPCA.
As candidaturas podem ser feitas no site do IPCA (aqui).