Oficinas da CP repararam 50 carruagens em cinco anos (23 delas circulam na Linha do Minho)

Em Matosinhos
Foto: CP

As oficinas da CP – Comboios de Portugal em Guifões, Matosinhos, recuperaram 50 carruagens desde que reabriram, há cinco anos, permitindo reforçar a capacidade de transporte de passageiros e dar resposta à crescente procura. Vinte e três delas circulam na Linha do Minho

“A reabertura da Oficina de Guifões, num momento de grande dificuldade, em que havia menos serviços, menos material circulante e menos atividade, teve um significado especial e veio dar à CP capacidade de voltar a crescer”, afirma o presidente do Conselho de Administração da CP, Pedro Moreira, citado num comunicado.

No dia em que se assinalam cinco anos desde a reabertura das oficinas de Guifões da CP, a empresa destaca que a recuperação naquele complexo oficinal de 50 carruagens de diferentes tipologias e a sua reposição ao serviço “permitiu um reforço da oferta de comboios e vem dar resposta à procura crescente de passageiros pelas viagens sustentáveis”.

“Com o material circulante que tem sido recuperado, não só em Guifões, mas também nas oficinas de Contumil, do Entroncamento e do Barreiro, temos conseguido aumentar a capacidade de transporte de passageiros e disponibilizar um melhor serviço aos nossos clientes”, sustenta Pedro Moreira.

Foto: CP

“Sem esta aposta na recuperação, modernização e reposição ao serviço de material circulante que se encontrava inoperacional não teria sido possível dar resposta ao grande aumento da procura que se registou nos últimos cinco anos”, acrescenta.

Salientando a “adesão cada vez maior ao transporte ferroviário em Portugal”, a CP avança que os dados provisórios de 2024 apontam para mais de 185 milhões de passageiros transportados, o que representa um aumento de 12,8 milhões face ao ano anterior e de 46% face aos 126,2 milhões de passageiros transportados em 2018.

O investimento para recuperar e reequipar as instalações das oficinas de Guifões rondou os 2,5 milhões de euros, tendo a sua reativação criado 79 postos de trabalho.

Foto: CP

Desde então, foram ali restauradas 13 carruagens Schindler, que fazem serviço regular na Linha do Douro (e serviços especiais na Linha da Beira Baixa); 14 carruagens Sorefame, também estão afetas ao serviço regular na Linha do Douro; e 23 carruagens Arco, que garantem o serviço inter-regional da Linha do Minho e fazem a ligação entre Valença e a Figueira da Foz, entre outro material circulante.

Adicionalmente, são ainda feitas nesta oficina revisões gerais de várias tipologias de automotoras e várias outras intervenções pontuais.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados