Uma comitiva do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) está de viagem à Alemanha para participar no lançamento oficial da “Sunrise”, uma rede transnacional de universidades europeias dedicada à inovação regional e sustentabilidade, foi hoje divulgado pela instituição do Alto Minho.
O ‘pontapé de saída’ oficial do projeto, que conta com um financiamento de 14,5 milhões de euros, acontece esta terça-feira na Technische Universität Ilmenau, na Alemanha, reunindo representantes das nove instituições parceiras.
É dado oficialmente início à “Sunrise”, uma rede estratégica transnacional, composta por instituições de ensino superior europeias focadas na inovação regional e na evolução sustentável.
A cerimónia terá lugar na Technische Universität Ilmenau, na Alemanha, a universidade coordenadora do consórcio criado no âmbito das Universidades Europeias, e marca o arranque de um “projeto inovador, que envolve nove instituições de ensino superior de oito países europeus, com o objetivo de promover a inovação e a sustentabilidade nas diversas regiões da Europa”.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é um dos membros da SUNRISE e está a ser representado neste encontro na Alemanha por uma comitiva composta por uma dezena de elementos, incluindo a vice-presidente do IPVC para a Cooperação Internacional, Ana Paula Vale, docentes, não docentes e investigadores, com o propósito de definir os próximos passos do consórcio.
Neste lançamento estarão representantes das nove instituições parceiras, num encontro que irá “incidir sobre as áreas da educação, investigação e cooperação regional, fundamentais para o sucesso da aliança”.
O encontro na Alemanha surge na sequência de “dezenas de reuniões preparatórias, fundamentais para a definição da estratégia a seguir, mas também das prioridades e das práticas a implementar”.
A “Sunrise” foi aprovada na totalidade e constituída no verão passado, no âmbito do programa Universidades Europeias da Comissão Europeia, tendo recebido um financiamento de quase 14,5 milhões de euros, a ser investido ao longo de quatro anos.
O consórcio integra universidades de menor dimensão, localizadas em áreas regionais (não metropolitanas) da Europa, incluindo o Politécnico de Viana do Castelo, e visa promover programas de graduação conjuntos, mobilidade académica, transferência de tecnologia e conhecimento, e o desenvolvimento de investigação aplicada.
Durante a cerimónia, será dada especial atenção à co-criação e aos projetos conjuntos que irão beneficiar as regiões envolvidas, bem como ao impacto da colaboração entre as diferentes instituições de ensino superior e entidades parceiras da aliança.
As universidades participantes – Technische Universität Ilmenau (Alemanha), Politécnico de Viana do Castelo, Libera Università di Bolzano (Itália), Wyższa Szkoła Informatyki i Zarządzania w Rzeszowie (Polónia), Université de technologie de Compiègne (França), European University Cyprus (Chipre), Mälardalens University (Suécia), Università Politecnica delle Marche (Itália) e Univerzitet ‘Džemal Bijedić’ u Mostaru (Bósnia-Herzegovina) – irão partilhar as suas experiências e perspetivas sobre os desafios e as oportunidades que este consórcio oferece.
“A ‘Sunrise’ permite criar uma plataforma de excelência regional que visa melhorar a competitividade e a atratividade das regiões envolvidas, estabelecendo novas parcerias e fortalecendo a ligação entre o mundo académico, a investigação e as necessidades da comunidade”, lê-se na nota enviada O MINHO.
O evento poderá ser acompanhado, em direto, aqui.