A empresa vimaranense Kiwigreensun, maior produtor de kiwis da Península Ibérica, duplicou, em cinco anos, as vendas deste fruto ao Mercadona, com quem já trabalha há 12 anos.
Segundo comunicado da cadeia espanhola, só em 2023, a Mercadona comprou mais de 5.000 toneladas de kiwi nacional à Kiwi GreenSun. Nos últimos cinco anos, a Mercadona duplicou as suas compras. Em 2019, comprou 2.500 toneladas e, em 2023, 5.000, o que perfaz um crescimento de 100%.
É a partir da sua sede, em Guimarães, onde a Kiwi GreenSun começou a sua atividade, que os kiwis portugueses são distribuídos, desde 2012, por mais de 600 lojas da Mercadona, primeiro em Espanha e, depois, também em Portugal.
“Tem sido uma relação saudável, que tem vindo a crescer. É um cliente muito exigente em termos da qualidade da fruta e nós temos sido capazes de satisfazer as expetativas e temos crescido bastante”, adianta Vitor Araújo, administrador da Kiwi GreenSun, citado no comunicado.
Pedro Barraco, diretor de cadeia agroalimentar da Mercadona, refere que “ao longo dos últimos anos” a cadeia espanhola tem “vindo a desenvolver parcerias estratégicas baseadas no compromisso com fornecedores portugueses, como é o caso da Kiwi Greensun”.
“A Mercadona tem crescido no número de lojas a nível ibérico e fruto da estabilidade com a Kiwi Greensun, este aumentou a sua área de produção agrícola e capacidade industrial, gerando assim um contributo positivo para a economia nacional e local”, acrescenta o responsável, também citado no comunicado.
Para dar resposta a este crescimento de forma sustentável, a Kiwi GreenSun tem investido em melhorias na sua fábrica, nomeadamente com a construção de duas novas naves, a modernização das suas linhas de produção e a instalação de painéis solares, que permitem atingir a autonomia energética de maio a setembro.
A Kiwi GreenSun conta com mais de 60 produtores, com plantações distribuídas por cerca de 600 hectares de produção em território nacional, especialmente entre Douro e Minho, uma região com um clima particular, frio no inverno e com temperaturas suaves no verão, permite garantir o equilíbrio entre os açúcares e a acidez, assegurando a qualidade e as características diferenciadoras do kiwi.
Como O MINHO noticiou, a Kiwigreensun, dirigida por Victor Araújo, filho do fundador, António João Araújo, processou 14,6 mil toneladas de kiwis e faturou 20 milhões de euros em 2023.