Câmara de Braga avança para a compra do antigo cinema S. Geraldo

Por 1,1 milhões de euros
Foto: CM Braga / Arquivo

O Executivo municipal de Braga leva dia 16 à reunião de vereadores uma proposta do seu presidente Ricardo Rio, de compra à Arquidiocese da Igreja Católica dos edifícios do antigo cinema S. Geraldo e do Pé Alado, por 1,5 milhões, dos quais só terá de pagar 1,1 milhões.

O autarca da Coligação Juntos por Braga (PSD/CDS) adiantou a O MINHO que a aquisição vai permitir que os dois espaços sejam requalificados, no primeiro caso, para acolher o projetado Centro de Media Arts da cidade e no segundo para a sede da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto.

Ricardo Rio anunciou, ontem, Dia da cidade, – cujo padroeiro é precisamente S. Geraldo – durante a cerimónia de entrega de medalhas a 53 individualidades e instituições do concelho, a intenção de compra após negociações com o Arcebispado.

O edil sublinhou que a compra dos dois imóveis, teve em conta as avaliações realizadas, frisando que, no quadro do contrato de arrendamento em vigor, será deduzido desse valor, cerca de 40% no caso do Pé Alado, e uma quantia que varia entre os 20 e os 40 por cento das rendas já pagas. Ao todo, nos dois casos, 400 mil euros.

A Câmara estava já a fazer um projeto arquitetónico para o S. Geraldo, mas no seu decurso, foram encontradas debilidades estruturais, o que obriga à sua alteração.

O pagamento de rendas mensais à Arquidiocese era uma das críticas frequentes da oposição – PS e CDU.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados