O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) reforçou a sua aposta na investigação aplicada com a aquisição da Base de Dados QualFood, agora disponível gratuitamente para toda a comunidade académica.
Em comunicado, o Politécnico explica que “esta ferramenta inovadora, considerada a maior base de dados nacional em Qualidade e Segurança Alimentar, Ambiental e Segurança e Saúde no Trabalho, posiciona-se como um recurso estratégico para o desenvolvimento de competências e a produção de conhecimento nestas áreas fundamentais”.
A disponibilização da QualFood vem complementar a formação oferecida pelo IPVC, que inclui cursos de licenciatura em Engenharia Alimentar, Biotecnologia, Gastronomia e Artes Culinárias, mas também CTeSP especializados, como Fruticultura, Viticultura e Enologia ou Indústrias Biotecnológicas.
“Esta base de dados representa uma mais-valia para estudantes, docentes e investigadores, proporcionando-lhes acesso a informação atualizada e sistematizada sobre legislação comunitária e nacional, produtos alimentares, microrganismos, embalagens ou rotulagem”, pode ler-se no comunicado.
Organizada em 15 setores agroalimentares, a QualFood destaca-se pela sua capacidade de aprofundar o conhecimento em temas como limites legais para aditivos, toxinas, pesticidas ou outros contaminantes.
Permite também o acesso a informações relativas a potenciais implicações de contaminantes microbiológicos.
A plataforma é bastante intuitiva, o que permite aos utilizadores o acesso a conteúdos técnicos, fichas informativas e normas relevantes para a implementação de sistemas de gestão como o HACCP ou a certificação em Qualidade, Ambiente e Segurança Alimentar.
“Com a aquisição desta plataforma, o Politécnico de Viana do Castelo consolida o seu compromisso em dotar a comunidade académica de ferramentas de ponta que promovam a excelência na formação e na investigação, preparando profissionais altamente qualificados para os desafios do setor alimentar e agroindustrial”, conclui o comunicado.