A Câmara Municipal procedeu à instalação de painéis fotovoltaicos na cobertura do Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso e vai ficar perto de ser autossuficiente energeticamente após um investimento de 59 mil euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi hoje anunciado.
Em comunicado enviado hoje às redações, a autarquia explica que são 90 painéis de 500 watts cada que produzirão 45KWp.
A fase seguinte deste processo envolve a fiscalização por parte da Autoridade Regional de Saúde (ARS), no sentido de averiguar se estão a ser cumpridas as premissas definidas no caderno de encargos, ao que se seguirá a certificação pela Direção Geral de Energia e Geologia e o parecer positivo da E-Redes.
Com a produção de energia que estes painéis vão ejetar para a rede, prevê-se que as instalações do Centro de Saúde consigam alcançar a “quase autossuficiência, que, não sendo completa, irá reduzir substancialmente a os encargos financeiros com esta estrutura”.
Recorde-se que as instalações do Centro de Saúde são da responsabilidade do município desde a transferência de competências na área da saúde que foi assumido pela autarquia povoense a 01 de março de 2023.
A colocação destes painéis foi financiada por uma candidatura ao PRR e envolve um financiamento que ascende aos 59.000 euros.
“Este é mais um passo que o Município está a dar no sentido de reduzir a pegada carbónica, de contribuir para uma melhor eficiência energética, construindo um futuro mais sustentável”, nota a autarquia, no mesmo comunicado.