Duarte Cunha, jovem futebolista de Cerveira, assinou o primeiro contrato profissional com o FC Porto, clube ao qual está vinculado desde os nove anos, foi hoje anunciado.
Natural de Vila Nova de Cerveira, o avançado, de 16 anos, iniciou a carreira no clube local e, ao cabo de duas épocas com um total de 54 golos marcados em 46 jogos, passou a vestir de azul e branco.
O percurso bem-sucedido iniciado nos sub-10 do clube levou-o a subir escalões sucessivamente até chegar aos juvenis em 2023/24.
Aos 15 anos, estreou-se entre os sub-17 e, na presente temporada, ainda abaixo da idade de referência, é o jogador com mais participações em golos (14) e o atleta com mais assistências (9) no campeonato dessa faixa etária.
“A viver um sonho” que o deixa “muito feliz e orgulhoso”, o internacional pelos sub-16 e sub-17 de Portugal afirmou, aos meios de comunicação do clube, ser “uma honra muito grande e uma motivação extra” continuar de Dragão ao peito, sempre ciente de que “a responsabilidade também aumenta” à medida que percorre o trajeto até ao objetivo de se estrear “pela equipa principal”.
Com “mais maturidade e inteligência, tecnicamente mais evoluído” e “preparado” para “corresponder às exigências”, Duarte espera replicar os feitos de Otávio, Galeno e Alex Telles, as “principais referências” de um jovem que por agora só pensa em “ajudar a equipa a sagrar-se campeã nacional”.