O SC Braga regressou hoje às vitórias na I Liga de futebol, ao bater o AVS no seu reduto, por 1-0, para a 12.ª jornada, num jogo em que os minhotos desperdiçaram uma grande penalidade.
O espanhol Gabri anotou o único golo do encontro, aos 69 minutos, confirmando a superioridade no segundo tempo dos bracarenses, que ainda desperdiçaram uma grande penalidade, por Bruma, aos 79, terminando o jogo em superioridade numérica, após expulsão direta do central Jorge Teixeira nesse lance.
Na tabela, o triunfo permitiu ao SC Braga consolidar o quinto lugar, agora com 23 pontos, a um do Santa Clara, que é quarto, enquanto o AVS, ainda sem vencer com o técnico Daniel Ramos, caiu para o 14.º lugar, com os mesmos 10 pontos.
Daniel Ramos, no AVS, trocou mais de meia equipa relativamente ao jogo de estreia, para a Taça de Portugal (eliminação diante do Juventude de Évora, do Campeonato de Portugal, por 3-2, na quarta eliminatória), repetindo-se a ausência de Ochoa, com um problema muscular, e a estreia a titular de Gustavo Mendonça.
No Braga, por sua vez, Carvalhal repetiu o ‘onze’ que defrontou e venceu o Hoffenheim, da Alemanha, para a Liga Europa, por 3-0, na quinta-feira, mas estas opções não tiveram o mesmo efeito em termos exibicionais e no resultado.
O ligeiro domínio territorial dos bracarenses na primeira parte esbarrou num AVS no mesmo sistema (3-5-3) e que logrou equilibrar o jogo em lances de perigo.
Pertenceram mesmo aos locais as primeiras ameaças, com Luís Silva, logo aos sete minutos, a acertar no poste, aproveitando uma desatenção entre Matheus e Roger, seguindo-se Jorge Teixeira, aos 19, a cabecear ligeiramente por cima da baliza de Matheus, forçado a mostrar serviço perto do intervalo, aos 38, a negar o golo a Piazón.
O brasileiro voltou a fazer a diferença, adiando o golo dos bracarenses, aos 64 minutos, em cabeceamento de Niakaté, após canto da direita, com El Ouazzani a falhar a recarga.
O Braga apareceu mais agressivo no segundo tempo e esta atitude rendeu a vantagem aos 69 minutos, quando Gabri, lançado por André Horta, venceu a oposição de Roux e, já na área, rematou cruzado.
Bertelli nada podia ter feito e acabou por ser batido neste lance, mas, três minutos depois, manteve o AVS ligado ao jogo, ao defender a grande penalidade de Bruma e a recarga de Gabri, num lance em que Jorge Teixeira seria expulso.
Este lance deu confiança extra aos locais, mas a inferioridade numérica e a experiência do adversário acabaram por pesar a favor dos bracarenses, que lograram segurar a vantagem até ao final do encontro.
Resumo
Ficha de Jogo
Jogo no estádio do Clube Desportivo das Aves, na Vila das Aves.
AVS – SC Braga, 0-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcador
0-1, Gabri, 69 minutos.
Equipas
– AVS: Simão Bertelli, Nacho, Jorge Teixeira, Baptiste Roux, Fernando Fonseca (Tunde, 84), Gustavo Fonseca (Vasco Lopes, 67), Luís Silva (Yair Mena, 84), Kiki Afonso, Mercado (Jaume Grau, 67), José Luís (Nenê, 67) e Lucas Piazón.
(Suplentes: Pedro Trigueira, Rafael Rodrigues, Jaume Grau, Jonatan Lucca, Vasco Lopes, Tunde, Rodrigo Ribeiro, Yair Mena e Nenê).
Treinador: Daniel Ramos.
– SC Braga: Matheus, João Ferreira, Niakaté, Arrey-Mbi, Roger (Gharbi, 60), Vitor Carvalho (André Horta, 60), João Moutinho (Gorby, 88), Gabri (Victor Gómez, 88), Ricardo Horta, El Ouazzani e Bruma (Roberto, 90+4).
(Suplentes: Lukas Hornicek, Victor Gómez, Robson Bambu, Yuri Ribeiro, Gorby, André Horta, Gharbi, João Marques e Roberto).
Treinador: Carlos Carvalhal.
Árbitro: António Nobre (AF Leiria).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bruma (21), Gustavo Mendonça (25), Kiki Afonso (85) e Jaume Grau (86). Cartão vermelho direto para Jorge Teixeira (76).
Assistência: 2.579 espetadores.