Magia do Natal já chegou a Barcelos

Luzes já foram ligadas
Foto: CM Barcelos

A Câmara Municipal de Barcelos ligou, ao final da tarde desta sexta-feira, as luzes de Natal.

Antes, às 18:30, decorreu um concerto de The Classic, no Largo da Porta Nova.

Foto: O MINHO

Algumas das inovações deste ano são o Mercado de Natal com Praça de Alimentação, situado na Alameda das Barrocas, local onde também se vão realizar festas temáticas.

Realce também para os dois túneis de luz dinâmicos: interativo “Castelo Mágico”, na Avenida da Liberdade, e o Túnel interativo no Campo 5 de Outubro. Acresce as ações jacobeias e os concertos descentralizados pelas freguesias e pelas igrejas da cidade.

Foto: Ana Dinis

A vereadora da Cultura, Elisa Braga, estima que este ano haja ainda mais pessoas a vir viver a “Magia do Natal”, dando conta de que há diversos operadores turísticos a marcarem viagens com destino para Barcelos.

Segundo o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, o montante que o Município faz nesta quadra festiva “é um bom investimento, principalmente focado no fomento da Tradição, da Cultura, da Animação, do Convívio e da Economia. Da Tradição, porque faz reviver toda a recriação ligada aos acontecimentos da natividade; da Cultura, traduzida nas dezenas de atividades previstas para todo o mês de dezembro; da Animação e Convívio, pela presença de milhares de pessoas que a programação traz até à cidade, com milhares de famílias e grupo de amigos a celebrarem esta quadra, num espírito de grande solidariedade e de amizade”.

Mário Constantino Lopes destacou, na apresentação do programa da época festival na cidade, ainda a dinamização do tecido económico, mostrando-se convicto de que “todo o ambiente que preparamos vai contribuir fortemente para a potenciação, dinamização e sustentabilidade do nosso comércio local”.

240 mil euros

O investimento nas iluminações é de 170 mil euros a que acrescem 70 mil para a realização das cerca de 60 atividades previstas ao longo do mês de dezembro.

Destacadas, o ano passado, pela imprensa nacional, como uma das mais espetaculares ornamentações da época festiva, a Câmara Municipal “volta a apostar na iluminação e decoração da cidade como grande motivo, não só da animação e diversão temática, como de atratividade à cidade, potenciando a economia local, nomeadamente o comércio tradicional”.

Ao todo, o Município dá um “colorido especial” a ruas, praças e largos, privilegiando também alguns dos monumentos mais icónicos do Centro Histórico de Barcelos, entre os quais, a Ponte Medieval sobre o rio Cávado, a Casa da Azenha, os Paços dos Condes, os Paços do Concelho, a Torre Medieval e o Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz.  

As iluminações incidem sobre cerca de 50 locais distintos, dos quais onze ruas, dez largos e praças, seis rotundas e sete monumentos, a que se somam a Frente Ribeirinha, o Campo da Feira e o Parque da Cidade.

Além das iluminações de Natal, o mês de dezembro será preenchido com um diversificado e intenso programa de atividades, algumas delas que serão mesmo grandes novidades, casos do Túnel interativo “Castelo Mágico”, na Avenida da Liberdade, e o Túnel interativo no Campo 5 de Outubro.

Além disso, o Mercado de Natal, este ano desloca-se para a Alameda das Barrocas e terá Praça de Alimentação e Casa do Pai Natal.

Outra das novidades é a “Christmas with Friends”, festa temática com a participação de Djs.

Além disso, destacam-se concertos de Natal na cidade: na Igreja da Misericórdia (dia 06), no Templo do Senhor da Cruz (dia 15) e no Salão Nobre dos Paços do Concelho (dia 21).

Da restante programação merece destaque a animação de rua com muitos mais motivos para que se deixe cativar pela Magia de Natal de Barcelos.

Volta a haver o Carrossel Parisiense, desta feita no Largo Dr. José Novais, Trenó do Pai Natal, Charrete de Natal, Bola Interativa e Pinheiro ornamentado com 30 metros de altura, no Largo da Porta Nova.

A tudo isto somam-se as exposições de presépios, com particular destaque para o Presépio a Sete Artes, patente na Sala Gótica dos Paços do Concelho, concertos musicais, recitais, espetáculos de dança, teatro e outras performances, desfile natalício motard, sessões de contos, workshops, programas educativos, concurso “Barcelos Doce”, e comboio de Natal pelas ruas da cidade.

“E quem quiser levar uma recordação temática pode deslocar-se ao outro lado da ponte, em Barcelinhos, onde encontrará um espaço próprio para tirar fotografias”, atira a autarquia.

Concertos Musicais e Rota de Presépios

Voltando a descentralizar as atividades culturais natalícias, “abrangendo o maior número de pessoas possível”, a programação de Natal volta a contemplar concertos musicais em quatro freguesias: Chorente (dia 01), Alvito S. Martinho (dia 07), Rio Covo Santa Eulália (dia 14) e Durrães (dia 15).

De acordo com a Câmara, face ao “sucesso” do ano passado, volta a ser realizada a Rota dos Presépios, com visita aos presépios de diversas freguesias do concelho.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x