Um golo a acabar de Jesus Ramírez evitou hoje o desaire do Vitória SC ante o Astana (1-1), em Almaty, a cerca de 7.000 km da ‘cidade berço’, onde os minhotos dominaram e desperdiçaram várias chances, para a quarta jornada da Liga Conferência de futebol.
Este desfecho colocou um ponto final na série de nove vitórias consecutivas na competição para os lusos, três delas já na fase de liga, depois da formação anfitriã marcar pelo central croata Branimir Kalaica, ex-jogador do Benfica, aos 40 minutos, e os vimaranenses a empatarem pelo venezuelano Jesús Ramírez (89).
No frio de Almaty, os minhotos tomaram conta do desafio, com os cazaques a recuarem no terreno e a darem iniciativa, à espreita de um erro para apostar na transição.
Apesar de ter mais posse de bola e da insistência, o Vitória acabou por sofrer um grande sobressalto, quando o defesa Jorge Fernandes foi ultrapassado com categoria por Charles, que atirou de forma displicente para fora.
A resposta vitoriana surgiu pouco depois, através de um pontapé de canto, só que o desvio de Manu Silva saiu frouxo à figura do guarda-redes, e, pouco depois, o médio ficou ainda mais perto de abrir o ativo, após desviar de cabeça ao travessão.
Praticamente sem fazer nada para merecer, os anfitriões colocaram-se em vantagem, na sequência de um lançamento de linha lateral, que terminou o desvio de pé direito do ex-benfiquista Kalaica, à passagem do minuto 40.
A ineficácia e falta de critério em frente à baliza resumiram os primeiros 45 minutos do conjunto português, que voltou dos balneários pouco assertivo na zona de finalização, além de ter permitido aos cazaques uma aproximação que quase resultou no 2-0, não fosse o desacerto do Charles isolado perante Varela.
Na reta final, um pontapé de meia distância de João Mendes tirou tinta ao poste da baliza, antes de os minhotos conseguirem, finalmente, desfazer a defesa do Astana, graças ao tento de cabeça do suplente utilizado Jesús Ramírez, correspondendo da melhor forma ao cruzamento teleguiado de Telmo Arcanjo.
O conjunto minhoto isolou-se, à condição, na liderança da prova, com 10 pontos, contra nove de cinco equipas, todas com um jogo a menos.
Na próxima ronda, o Vitória volta a jogar fora (12 de dezembro), no reduto dos suíços do St. Gallen, encerrando em casa (19), diante dos transalpinos da Fiorentina.
Ficha de jogo
Jogo no Almaty Ortalyk Stadion, em Almaty.
Astana – Vitória SC, 1-1.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores
1-0, Kalaica, 40 minutos.
1-1, Jesús Ramírez, 89.
Equipas
– Astana: Condric, Kazukolovas, Kalaica, Amanovic, Bartolec, Vorogovskiy, Ebong (Marochkin, 90+2), Gripshi (Osei, 86), Tomasov, Camara e Charles (Karimov, 82).
(Suplentes: Zarutskiy, Seisen, Bystrov, Kuat, Ahanonu, Osei, Astanov, Marochkin, Dosmagambetov, Basmanov, Karimov e Zhaksylyk).
Treinador: Grigoriy Babayan.
– Vitória SC: Varela, Alberto Baio, Jorge Fernandes, Borevkovic, Miguel Maga (João Mendes, 64), Manu Silva, Tiago Silva (Tomás Handel, 79), Saravia (Bica, 64), Kaio César (Arcanjo, 79), Nuno Santos e Nélson Oliveira (Jesús Ramírez, 64).
(Suplentes: Charles, José Ribeiro, Tomás Handel, Jesús Ramirez, João Mendes, Rivas, Arcanjo, Samu, José Carlos, Gaspar e Bica).
Treinador: Rui Borges.
Árbitro: Nikola Dabanović (Montenegro).
Ação disciplina: cartão amarelo para Tiago Silva (58), Charles (63), Alberto Baio (77), Ebong (81), Condric (90), Tomás Handel (90+2), Bartolec (90+4), Amanovic (90+4) e João Mendes (90+4).