O músico Fernando Daniel vai ser o maior destaque da festa de passagem de ano de Braga, que se realiza no Forum Braga.
O evento solidário conta ainda com atuação de The Delorean, DJ’s da rádio RFM e ainda a festa RFM Time Machine Show com a equipa dos Revenge, que contou com enchente no último ano.
Os bilhetes, com valores entre três e sete euros, entre lugares em pé e sentados, que revertem a favor do Centro Novais Sousa.
Como O MINHO noticiou, o programa “Braga É Natal” arranca no domingo com as luzes a serem ligadas às 18:00, momento que vai ser antecedido por um concerto da dupla Anjos.
Os músicos sobem ao palco da Arcada às 17:30, sendo que a iluminação festiva, nomeadamente a árvore, é ligada de seguida.
A programação preparada pela autarquia conta com mais de 100 actividades entre espectáculos culturais, como concertos, teatro, novo circo, ilusionismo, dança, cinema, performances, animação de rua, um Mercado de Natal e “muitas diversões repletas de fantasia”. As atividades decorrem até 12 de janeiro
O programa que todos os anos atrai “muitos milhares de bracarenses e visitantes ao centro da cidade” foi, esta segunda-feira, apresentado em conferência de imprensa.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal, afirmou que Braga é “uma cidade incontornável do Natal”.
“Com um investimento considerável de 450 mil euros, o Braga É Natal, traz ao território um retorno económico enorme para o comércio local e para o turismo”, afirmou ainda Ricardo Rio, citado em comunicado.
O primeiro dia, 01 de Dezembro, ficará marcado pela abertura do Mercado de Natal que, este ano, regressa ao coração da cidade, na Avenida Central.
“Depois do sucesso dos anos anteriores, o mercado conta nesta edição com 25 participantes (13 área alimentar e 11 artesanato, decoração, brinquedos, livros, enfeites). Até 24 de Dezembro, os dias no Mercado serão cheios de cultura, criatividade, fantasia e muitas surpresas”, nota a Câmara.
Pista de gelo no Pópulo
Entre as novidades da programação deste ano destaque para a pista de gelo do Forum Braga que ficará localizada no Largo do Pópulo.
Para os mais pequenos haverá uma programação “intensa, diversificada e repleta de fantasia, com oficinas, exposições, teatro e muita animação”.
Os Laboratórios de Natal na Avenida Central contam com 82 actividade entre jogos, oficinas criativas e pinturas faciais. Um espaço dedicado à criatividade, com jogos, diferentes oficinas inspiradas no espírito natalício, onde os participantes podem explorar técnicas, cores, formas e texturas.
A Câmara destaca ainda a Parada de Natal, dia 15 de Dezembro, pelas 16:00, que irá percorrer as ruas do Centro Histórico, com cerca de 800 participantes, a “maior participação de sempre”, envolvendo várias entidades artísticas e movimento associativo de Braga.
Referência também para o ciclo de cinco concertos de música erudita “Viagem de Inverno” uma programação da Sinfonietta de Braga, no Salão Medieval da Universidade do Minho.
O Bolo Rei Gigante e a animação de rua continuam a “atrair a presença de muitos milhares de pessoas às ruas da cidade”.
O desporto também faz parte da programação com a realização da tradicional Corrida de S. Silvestre, sendo a segunda mais antiga do país e uma das mais participadas.
O Forum Braga é o centro da aventura natalícia com o Circo de Natal, que irá envolver este ano mais de 12 mil alunos das escolas e vários espectáculos para toda a família.
A Passagem de Ano terá um cariz solidário com a bilheteira do concerto do cantor Fernando Daniel a reverter para a Instituição Novais e Sousa.
A programação do Braga É Natal estende-se até 12 de Janeiro com concertos de Ano Novo, Encontro de Reis, entre outras iniciativas.
A conferência de imprensa contou ainda com as presenças do administrador do Forum Braga, Carlos Silva, do presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça, do diretor do departamento da Cultura e Turismo do município, Porfírio Correia e da representante da Instituição Novais e Sousa, Lucinda Vilaverde.