UMinho: Antigo professor de Química, Hernâni Maia, homenageado na Universidade do Porto

Filhos doaram coleção de frascos do pai e livros do bisavô
Fotos: DR

O antigo professor da Universidade do Minho, onde fundou- e dirigiu até 1995 – o Departamento de Química e o Centro de Química, Hernâni Lopes da Silva Maia, foi homenageado, quarta-feira, no Laboratório Ferreira da Silva, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

O ato inclui a doação, pelos seus quatro filhos (Maria Francisca, Pedro Francisco, Joana Isabel e José Bernardo) ao Museu Dr. Ferreira da Silva de uma coleção de mais de cem frascos de laboratório colecionados durante décadas.

Os doadores, que são, simultaneamente, bisnetos de António Joaquim Ferreira da Silva, o notável químico portuense, professor na Academia Politécnica e na Universidade do Porto – para além de ter sido o diretor do Laboratório Municipal de Química da Câmara Municipal do Porto – entregaram também uma importante coleção de livros da biblioteca pessoal deste cientista.

O ato incluiu uma sessão moderada pela Diretora do Museu Maria de Fátima Vieira, na qual se enalteceu o percurso científico e a obra de Hernâni Maia.

Esta mesa redonda teve, ainda, a participação de Maria João Ramos, Professora Emérita da U.Porto, Paula Gomes, docente do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências (FCUP), António Fernando Silva, Professor Emérito da U.Porto e antigo diretor da FCUP, e Marisa Monteiro, curadora de instrumentos científicos do Museu de História Natural da instituição.

A sessão, que incluiu uma exposição com alguns dos objetos doados, funcionou ainda de cenário para uma aula de desenho dos estudantes da Faculdade de Belas Artes da UPorto.

Falecido em julho aos 88 anos

Aquando do seu falecimento, a Sociedade Portuguesa de Química, escreveu a seguinte Nota Biográfica: “O químico Hernâni Maia, formado nas Universidades do Porto e Coimbra foi o responsável pela criação de uma escola de Química Orgânica na Universidade do Minho.

Nascido a 31 de março de 1936, foi um distinto sócio da SPQ, de cuja Divisão de Química Orgânica foi o primeiro presidente eleito. O Prof. Hernâni Maia dedicou a sua vida profissional ao ensino e à investigação, sendo autor de um vasto conjunto de publicações, desde artigos nas mais conceituadas revistas científicas internacionais até outras obras que extravasam o domínio da Química, entrando nas esferas da cosmogonia, da história e da genealogia.

Licenciou-se em Ciências Físico-Químicas pela Universidade de Coimbra, em 1962, tendo a sua carreira académica iniciado um ano antes, como assistente extraordinário na Universidade do Porto. Em 1964, deslocou-se para a Universidade de Luanda, Angola, onde realizou uma comissão de serviço por dois anos. Rumou, depois, ao Reino Unido, tendo obtido o grau de Doutor (PhD) em Química pela Universidade de Exeter, em 1970. Permaneceu nesta Universidade como “visiting lecturer” até 1971, após o que regressou à Universidade de Luanda. Em 1975, mudou-se para a Universidade do Minho, da qual foi um dos cofundadores. Obteve a sua Agregação em Química Orgânica em 1978, assumindo a função de Professor Catedrático da mesma área logo no ano seguinte e na qual permaneceu até à sua jubilação, em 2006″.

Fundou o Instituto de Biotecnologia e Química Fina da UMinho

“Entre muitas outras distintas nomeações que recebeu ao longo da sua prolífica atividade académica e científica, destacam-se a Vice-Presidência do Senado da Universidade do Minho, onde fundou o Departamento de Química e o Centro de Química, que dirigiu até 1995. Foi, também, fundador do Instituto de Biotecnologia e Química Fina da Universidade do Minho, que dirigiu até 1996. Fez parte de várias Comissões de Avaliação, incluindo da primeira Comissão de Avaliação Externa dos cursos de licenciatura em Química, Engenharia Química e Ensino da Química das universidades públicas portuguesas.

O Prof. Hernâni Maia deu voz a Portugal na esfera internacional ao nível da investigação na área da Química de Aminoácidos e Péptidos, sendo membro fundador da European Peptide Society, onde cumpriu quatro mandatos como representante de Portugal. Presidiu à 23.ª edição do European Peptide Symposium, a única até agora realizada em solo português, tendo integrado as comissões científicas de quatro edições deste evento, em três das quais foi também membro do comité organizador”.

Legado inestimável

Ao nível do ensino universitário, o Prof. Hernâni Maia lecionou principalmente na área da Química Orgânica. Foi, também pioneiro no ensino da Cosmogonia aplicada às Origens da Vida, que lecionou na Universidade do Minho e na Universidade do Porto. Neste âmbito, ministrou vários cursos intensivos em ligação com os Ministérios da Educação de Portugal e de Espanha e proferiu inúmeras palestras, tendo também fundado e dirigido, até à sua jubilação, o Curso de Pós-graduação em Evolução e Origem da Vida da Universidade do Minho.

Após a sua jubilação, manteve intensa colaboração com grandes multinacionais farmacêuticas, assumindo funções de peritagem e assistência em diversas ações jurídicas. Mais recentemente, dedicou-se a estudos de história e genealogia.

Deixou um legado inestimável na academia e na ciência, assim perdurando como um dos expoentes máximos da Química em Portugal”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x