Os efeitos associados à tempestade Bert, que já se fazem sentir em forma de vento moderado a forte durante esta manhã de domingo, vão intensificar nas próximas horas, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar os distritos de Braga e Viana do Castelo sob aviso laranja por causa do vento entre as 18:00 e a 01:00 de segunda-feira, e também por causa da chuva, entre as 20:00 e a 01:00 de segunda-feira.
De acordo com os mapas de previsão meteorológica, toda a região do Minho deverá ser afetada por um período de chuva intensa, primeiro nas zonas de litoral mais a Norte, entre as 20:00 e as 21:00, em Caminha, Viana do Castelo, Monção, Arcos de Valdevez e Paredes de Coura, descendo depois gradualmente para o distrito de Braga, onde todos os concelhos devem ser afetados de igual modo.
O período mais crítico, de acordo com os mesmos modelos, será entre as 22:00 e a meia-noite, com chuva intensa, esperando-se que os concelhos de Esposende, Barcelos, Braga, Vila Verde, Amares, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez sejam os mais afetados.
Refere o IPMA que a partir do meio da tarde, são esperados períodos de chuva no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, sendo por vezes forte a partir do final da tarde e que poderá ser acompanhada de trovoada.
O vento estará moderado a forte com rajadas até 75-95 km/h, em especial no Minho e Douro litoral, e sendo forte a muito forte nas terras altas, com rajadas até 100-110 km/h, em especial a partir do final da tarde.