A Companhia de Teatro de Braga volta a Lisboa ao Teatro do Bairro, uma casa que tão bem conhece, para uma temporada do espetáculo «A MESA, um Lugar onde!», que estará em cena de 4 a 7 de dezembro.
Em nota enviada a O MINHO, a CTB diz que, “o público poderá assistir a um espetáculo total e surpreendente, construído a partir de memórias identitárias, de histórias de vidas, da diversidade cultural e das multifacetadas capacidades performáticas da actriz Valentina Picciau, da Sardenha e do ator Rogério Boane, de Moçambique”.
Tendo já feito digressão nacional de Norte a Sul do país, – salienta, ainda, a Companhia dirigida pelo ator e encenador Rui Madeira – “fez também digressão internacional por Itália, Geórgia, Espanha e Turquia onde a atriz Valentina Picciau foi distinguida com o prémio de melhor atriz neste espetáculo, no âmbito do Festival Internacional de Teatro de Maltepe.
Sobre o espetáculo
Descrevendo a peça teatral, diz a CTB: “A Mesa é um lugar mítico que conservamos na memória e para o qual nunca viajamos. Chegamos lá e pronto! Não por ela, mas por tudo aquilo que nos provoca, estimula e faz viver. É um Lugar “.
E acrescenta: “Não conseguimos definir em quantas mesas nos sentamos, mas seremos capazes de verbalizar memórias de uma vida, estados de alma, ideias, reflexões, sentimentos, declarações definitivas, nascidas ali. A Mesa é imprescindível na nossa existência e afirmação. Passamos por mesas como libélula por nenúfar. E continuamos a voar. Importa o tamanho da mesa, onde está, quantas pessoas nela cabem… ou se queremos mesmo “chegar” mais uma cadeira, como importa a circunstância”.
E, concluindo: “À Mesa somos efetivamente mais NÓS. É Lugar de Vida e de Morte de Canto e Lágrimas de Amor e Silêncios, de festa e tragédia, de facas e de carne, de Pão e de Vinho. De fado. A Mesa é definitivamente um palco da vida em que todos (tores e públicos) representamos. Sentemo-nos então e partilhemos este pedaço de tempo, de nós”.