A Nova Motorsport, do grupo britânico SPC Rubber, anunciou o investimento de 20 milhões de euros na história fábrica de pneus Camac, em Santo Tirso, e a criação de mais 100 empregos.
A empresa britânica adiantou que “o programa de renovação e modernização de 20 milhões está em andamento” e que “serão criados mais de 100 empregos em diversas áreas, incluindo engenharia, tecnologia, marketing e outras funções”.
“Os primeiros pneus de marca Nova Motorsport, o ACB11 para rallycross, foram produzidos na fábrica no final de agosto e estreados numa apresentação especial no evento Rallycross RX Loheac 2024, em França”, sendo que, “em outubro, a fábrica portuguesa revitalizada retomou a produção da linha de pneus Camac Classic para o mercado europeu”.
Segundo o comunicado, citado pelo Jornal de Negócios, a fábrica tirsense, fundada em 1967, tem “capacidade para produzir 500 mil pneus por ano” e que a sua aquisição “reforça significativamente a missão da Nova Motorsport de redefinir o panorama da produção de pneus para automobilismo e pneus especializados”.
A Nova Motorsport adianta que “foram carregados cerca de 200 camiões carregados de equipamentos transferidos da antiga fábrica da Avon em Melksham, no Reino Unido, para Portugal”.
Segundo a mesma fonte, “a maquinaria existente para a produção de pneus Camac na fábrica está a ser atualizada e modernizada para garantir uma qualidade exemplar”.,
“Os primeiros pneus novos sob a marca Avon foram produzidos em agosto. Testes rigorosos em pista demonstraram que a qualidade e o desempenho dos pneus produzidos em Portugal correspondem aos dos produtos Avon anteriormente fabricados no Reino Unido. Alcançar este passo estratégico permite-nos focar no avanço contínuo da inovação em tecnologia de pneus”, conclui James Weekley, diretor comercial da Nova Motorsport, citado no comunicado.