Gonçalo Silva, jovem formando da Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB), ganhou a medalha de prata na 46.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões, SkillsPortugal Norte 2024, realizado de 12 a 16 de novembro no EuroParque, em Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro.
O jovem representante da ACIB concorreu na Profissão de Marketing Digital | E-Commerce.
Em comunicado, a ACIB explica que o WorldSkills Portugal é a vertente nacional da maior competição de ensino profissional e técnico do mundo, dedicada a promover a excelência e a qualidade na formação e desenvolvimento de competências dos jovens em diversas áreas profissionais.
Este evento reúne jovens talentos de várias regiões de Portugal para competirem em desafios que simulam situações reais de trabalho, abrangendo setores como tecnologia, indústria, serviços entre outros.
O objetivo é impulsionar a educação técnica, valorizar o ensino profissional e destacar a importância de habilidades práticas e inovação para o desenvolvimento económico e social do país.
Gonçalo Silva, de 17 anos, aluno dos Cursos de Aprendizagem da ACIB, destacou-se numa área “reconhecida pela sua complexidade técnica e exigência metodológica”, pelo que esta medalha “valoriza ainda mais esta conquista e atesta a excelência da formação profissional promovida pela ACIB ao longo dos anos”.
Citado no comunicado, João Albuquerque, presidente da ACIB, considera que a obtenção desta medalha “vem, uma vez mais, comprovar a excelência da nossa formação e da sua ligação às profissões e ao mundo real das empresas. Deixa-nos muito satisfeitos pois comprova que formamos dos melhores a nível nacional”.
Segundo a ACIB, onicialmente, Gonçalo Silva frequentou o ensino regular, mas, sentindo-se desmotivado, optou por um curso de Aprendizagem na área de Comunicação e Serviço Digital, onde desde cedo revelou um forte interesse, motivação e talento, destacando-se como exemplo de sucesso.
A ACIB executa anualmente um plano de formação com base no Sistema de Aprendizagem do IEFP em estreita ligação com as empresas.
Os jovens que frequentam a Aprendizagem recebem mensalmente apoios até 260 euros.