Vítor Félix, ex-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, considera que o limiano Hélio Lucas “é o melhor treinador de Canoagem português e muito provavelmente um dos melhores do mundo”.
“É ele que está por detrás do Fernando Pimenta e do seu sucesso, foi ele que o descobriu e o potenciou para as suas conquistas, nomeadamente as 149 medalhas internacionais e as suas duas medalhas Olímpicas”, escreve Vítor Félix, que esteve 12 anos à frente da Federação, sendo sucedido, nas mais recentes eleições, por Ricardo Machado.
Vítor Félix recorda que Hélio Lucas foi seu colega de direção da federação no ciclo Olímpico de Pequim 2008.
“Nem sempre muito efusivo e sem ser muito expansivo, é uma pessoa de trato fácil e sempre disponível para assumir outras funções. Foi ainda técnico da equipa nacional feminina e treinou outros atletas nacionais. Consegue ainda treinar outros atletas internacionais, que se juntam ao Fernando no treino, para poderem tirar aprendizagens dele e do treinador”, acrescenta.
E conclui: “Apesar de estar muitas vezes fora de Ponte Lima, consegue manter a distância necessária para acompanhar o clube local, bem como a vida social e desportiva daquela vila. Tem capacidade para exercer outro tipo de funções em Portugal ou no estrangeiro, onde a sua experiência e competência é conhecida e procurada por outra federações na modalidade. Acima de tudo é um grande amigo”.