A Quinta Pedagógica de Braga venceu o Concurso de Boas Práticas GoGreen – Local Action for the EU Green Deal, organizado pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA).
A cerimónia de entrega do prémio decorreu esta segunda-feira, no âmbito da Conferência Internacional “Ação Local para o Pacto Ecológico Europeu” a decorrer em Torres Vedras.
Para a decisão do vencedor final foi necessário o voto do público, sendo que a votação online decorreu entre as 09:30 às 15:30 de hoje.
Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga, destaca o relevante papel da Quinta Pedagógica na transmissão de saber e conhecimento à comunidade educativa e comunidade em geral.
“Temos desenvolvido um trabalho bastante pertinente no que diz respeito à dinamização de atividades e projetos direcionados à comunidade em geral. A interação entre as diferentes gerações permite, de forma muito natural e única, ensinar o saber fazer e, em simultâneo, o saber ser. Todas estas atividades e/ou projetos contribuem, em larga medida, para o reconhecimento da Quinta Pedagógica no referido concurso de boas práticas”, refere, citado em comunicado da autarquia.
O vereador adianta ainda que a Quinta Pedagógica é um espaço cada vez mais aberto e disponível às pessoas. “Este equipamento municipal e o trabalho levado a cabo pela equipa tem feito a diferença na educação da comunidade para a sustentabilidade e preservação do ambiente. Este reconhecimento vem firmar o sentimento de trabalho bem feito e motiva-nos ainda mais para continuar a apostar na excelência da Quinta Pedagógica, dando continuidade ao investimento material e imaterial neste espaço”, acrescenta.
Entre 33 propostas de projetos “inspiradores”, a comissão de avaliação destacou a Quinta Pedagógica pelo seu “impacto significativo” no European Green Deal a nível comunitário, tendo ficado entre os três finalistas do concurso.