A empresa Fusion Fuel, especializada em eletrolisadores para produção de hidrogénio verde, anunciou esta quinta-feira que a sua subsidiária em Portugal entrou em processo de insolvência.
Num comunicado divulgado ao mercado, a Fusion Fuel revelou que uma outra empresa investidora deveria ter finalizado até 30 de setembro a subscrição de ações de classe A da empresa, mas falhou em cumprir o acordo.
Como resultado, a Fusion Fuel anunciou que irá avançar com uma ação judicial contra a Hydrogenia para reclamar danos causados.
A empresa tem sede na Irlanda e está cotada em bolsa. Esperava um investimento de cerca de 31 milhões de euros por parte da Hydrogenia.
“Como consequência direta do atraso do financiamento, a Fusion Fuel apresentou à insolvência a subsidiária portuguesa, a Fusion Fuel Portugal SA, através da qual tem sido feita a maior parte das vendas de tecnologia e do desenvolvimento de projetos da companhia”, aponta o mesmo comunicado.
As vendas da Fusion Fuel não têm conseguido cobrir as despesas, muito graças à pouca procura no mercado. Nos primeiros três meses deste ano, a empresa tinha conseguido aprovação de subsídios no valor de 54 milhões de euros, mas apenas conseguiu captar 11 milhões.
Em Portugal, a Fusion Fuel empregava cerca de 50 pessoas.