A CIM Cávado apresentará, na próxima reunião do Conselho Intermunicipal (CI), a acontecer no mês de dezembro, um voto de louvor pelo prémio conquistado pelo Município de Braga a “Cidade Europeia Inovadora em Ascensão” (European Rising Innovative City).
No âmbito da 10.ª edição dos Prémios Europeus de Capital da Inovação (iCapital) de 2024, o prémio comunitário atribuído no valor de 500 mil euros, e apoiado pelo Conselho Europeu de Inovação e pelo Horizon Europe, tem como objetivo valorizar as cidades que desenvolveram projetos de inovação ao nível local, assim como na promoção de novas ideias.
“Braga reforça, assim, ser o exemplo e compromisso de cidade aberta à inovação, inclusão, sustentabilidade, prosperidade e crescimento”, salienta, em comunicado, a Comunidade Intermunicipal que agrega os municípios de Braga, Barcelos, Vila Verde, Esposende, Terras de Bouro e Amares.
E acrescenta: “Este prémio, entregue no maior evento tecnológico do mundo – a Web Summit – corrobora também todo o caminho que tem sido feito no âmbito da ‘Estratégia de Desenvolvimento Territorial Cávado 2030’, nomeadamente no caminho da inovação, coesão territorial e social, em linha com a sustentabilidade de todo o território”.
“A implementação desta estratégia tem incidido em ações muito desafiantes e exigentes, uma vez que a CIM Cávado representa uma área geográfica muito diversificada, mas ao mesmo tempo com grande potencial para continuar a crescer e a investir em diferentes setores como o empresarial, social, cultural, comercial, turístico, bem como na transição digital e climática, sustentabilidade, entre outros”, vinca o texto.
Segundo a CIM, todos os Municípios que a compõem “têm tido um contributo vital para o desenvolvimento deste território, em especial as cidades de Braga e Barcelos que mobilizam projetos de grande dimensão com oportunidades de inovação, internacionalização e competitividade”.
Assim, e no seguimento desta estratégia de desenvolvimento territorial, a CIM Cávado vai apresentar no âmbito do Programa NORTE 2030 uma candidatura ao Aviso das Ações Coletivas de Qualificação de Base Local que vai ter como lema a “Inovação e Sustentabilidade”.
A CIM Cávado adianta que esta candidatura terá como principais ações o reforço da capacitação empresarial de pequenas e médias empresas (PME) na região para o desenvolvimento de bens e serviços atuando ao nível da produtividade, inovação e criação de valor, contribuindo para o desenvolvimento e dinamização territorial de coesa e integrada.