O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pelo executivo municipal, recebeu, hoje, a tetracampeã mundial de parasurfing Marta Paço.
O autarca indicou que “é uma alegria e até já começa a ser um hábito” receber a surfista vianense após a conquista de mais uma medalha “que é o resultado de muito esforço e dedicação”.
“És uma inspiração para o mundo pela tua capacidade de superação”, vaticinou Luís Nobre.
Marta Paço indicou, na receção que aconteceu no Município, que este ano a prova lhe correu “muito bem”, já que apanharam “bom tempo e boas ondas”.
Considerou ainda que o desporto adaptado está a evoluir, a subir de nível, pelo que o
desafio se torna maior a cada ano que passa.
O treinador e selecionador nacional de parasurfing, Tiago Prieto, indicou que a surfista vianense “é a referência do surf adaptado no mundo”, explicando que, nas diversas provas onde participam, a dupla é procurada “para conselhos e sugestões”.
Destacou o número de praticantes na modalidade, já que a jovem vianense “abriu caminho” para o crescimento do parasurfing.
Já João Zamith, do Surf Clube de Viana, indicou que Viana do Castelo “é um exemplo a nível mundial do desenvolvimento desta modalidade”, o que tem permitido projetar a cidade e o concelho em todo o mundo.
Marta Paço confirmou o seu favoritismo na competição que terminou no sábado, na Califórnia, Estados Unidos da Américas, triunfando com 10,83 pontos e superando, por larga margem, a francesa Valentine Moskoteoc (4,66) e a espanhola Carmen Lopez (4,50), respetivamente prata e bronze.
Em comunicado, a autarquia recorda que, em 2019, a surfista Marta Jordão Paço tornou-se a Cidadã de Mérito mais nova de sempre na história de Viana do Castelo.
A jovem de Outeiro, na altura com apenas 14 anos, foi uma das personalidades distinguidas na sessão solene comemorativa dos 171 anos de elevação de Viana do Castelo a cidade.