Detido assaltante que foi baleado por ourives em Ponte de Lima

Após ter alta hospitalar
Foto: DR

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve o assaltante de uma ourivesaria em Ponte de Lima que foi baleado pelo proprietário.

O jovem, de 22 anos, foi detido após receber alta do hospital, onde esteve sempre vigiado pela PJ.

Em comunicado hoje enviado às redações, a PJ refere que o detido é suspeito dos crimes de furto qualificado e associação criminosa.

Roubaram objetos no valor de “dezenas de milhares de euros”

Como O MINHO noticiou, o assalto aconteceu no passado dia 30 de outubro, na ourivesaria João Sousa Gama, tendo o detido atuado em conjunto com outros dois suspeitos, que conseguiram fugir.

A PJ explica que “os factos ocorreram quando o suspeito, acompanhado de outros, aproveitando a distração, com artifício criado sobre a funcionária, entrou numa ourivesaria, no centro da vila, e subtraiu diversos objetos de valor, avaliados em dezenas de milhares de euros”.

“Após o furto, o suspeito saiu apeado da ourivesaria, momento em que o proprietário, apercebendo-se do ocorrido, apontou uma arma de fogo na sua direção e efetuou disparos, atingindo-o e provocando-lhe ferimentos num braço”, acrescenta.

O jovem foi submetido a intervenção cirúrgica para anastomose da artéria umeral, no Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, tendo sido, posteriormente, transferido para Hospital de Braga, onde se seguiu uma intervenção para reconstrução do cotovelo.

Integra “rede criminosa internacional”

Segundo a PJ, o detido é “suspeito de integrar uma vasta rede criminosa de caráter internacional, que se dedica ao cometimento de crimes contra o património em vários países europeus”.

“Em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público, o homem foi detido para ser presente às autoridades judiciárias competentes e aplicação de medidas de coação”, acrescenta.

Recorde-se que o dono da ourivesaria, João Gama, de 82 anos, foi detido e posteriormente libertado, mas com a proibição de comprar armas nos próximos oito meses.

Fonte do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo revelou que o proprietário da ourivesaria tinha licença de uso e porte de arma, por ser caçador.

Com Lusa

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x