Um grupo de cidadãos, do norte de Portugal, uniram-se com o propósito de angariar material essencial para apoiar as vítimas da recente tragédia em Valência, em Espanha.
Em menos de 48 horas, o movimento informal, que adotou o nome “Juntos por Valência”, mobilizou a criação de mais de 25 pontos de recolha de donativos, abrangendo cidades como Guimarães ou Póvoa de Varzim.
Esta iniciativa “espontânea” tem como objetivo recolher água, alimentos, mantimentos e outros bens essenciais que serão encaminhados para ajudar os afetados pela tragédia.
Através de um grupo criado no Facebook, “Juntos por Valência” conquistou a adesão de cidadãos de várias localidades, demonstrando o “espírito solidário dos cidadãos portugueses”, como referiu a organização, em comunicado enviado a O MINHO.
“Com esta onda de apoio, o movimento ‘Juntos por Valência’ reforça o compromisso dos portugueses em estender a mão aos que mais precisam, numa resposta ágil e eficaz que reflete a generosidade nacional”, lê-se na nota.
Várias regiões de Espanha, entre as quais a Comunidade Valenciana, no leste do país, estiveram desde terça-feira da última semana sob a influência de uma “depressão isolada em níveis altos”, um fenómeno meteorológico conhecido como DANA em espanhol e como DINA em português.
O fenómeno causou chuvas torrenciais e ocorrências em diversos pontos de Espanha, sobretudo na costa do Mediterrâneo, provocando prejuízos avultados. Estão confirmados mais de 200 mortos e as buscas continuam por desaparecidos.