Francisca Jorge, tenista de Guimarães, volta a partir como a maior candidata ao título na edição centenária do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto que a Federação Portuguesa de Ténis organiza, entre 02 e 09 de novembro, na nave de campos cobertos de piso rápido do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.
E estará, aos 24 anos, novamente à procura da história: um ano depois de tornar-se apenas na quinta mulher a vencer a competição por sete vezes, a melhor tenista portuguesa da atualidade tenta igualar o registo de Angélica Plantier para ser a quarta a erguer por oito vezes o troféu de campeã e na terceira a fazê-lo em edições consecutivas (Sofia Prazeres venceu nove e Leonor Peralta conquistou os primeiros 10 de 13 títulos em anos seguidos).
A tenista natural de Guimarães é a única entre as inscritas a conhecer a sensação de glória no Campeonato Nacional Absoluto, onde aliás soma 27 vitórias consecutivas, mas para além dela já outra jogadora conheceu a sensação de alcançar o encontro decisivo — e o apelido é o mesmo: a irmã mais nova, Matilde Jorge, finalista em 2019, 2021, 2022 e 2023.
2024 tem sido um ano com várias páginas históricas para as irmãs vimaranenses: Francisca Jorge estreou-se em torneios do Grand Slam (fez o pleno de participações em fases de qualificação), conquistou o título mais importante da carreira no ITF W75 de Guimarães e, entretanto, tornou-se na primeira mulher portuguesa a integrar o top 100 do ranking mundial de pares. Já Matilde Jorge, inaugurou o palmarés individual ao vencer o ITF W35 de Leiria e mais recentemente jogou uma segunda final no ITF W35 de Faro, resultados que a ajudaram a escalar sensivelmente duas centenas de posições nos últimos meses. Lado a lado, destaque para o título inédito no WTA 125 de Oeiras — o primeiro de tenistas portuguesas em torneios com a chancela WTA.
Angelina Voloshchuk (729.ª WTA), que fecha o pódio português na hierarquia mundial, também regressa ao Campeonato Nacional Absoluto. As restantes vagas no quadro principal estão reservadas, através do ranking nacional, para Teresa Franco Dias (1404.ª WTA), Maria Beatriz Teixeira, Catarina Moreira, Amália Suciu (1365.ª WTA), Matilde Novais, Catarina Silva, Lena Couto (1404.ª WTA), Maria Garcia (1294.ª) e Madalena Santos.