O Município de Esposende aprovou, em reunião de Câmara e por unanimidade, a atribuição de votos de louvor aos cinco padres que cessaram funções pastorais, recentemente, no Arciprestado de Esposende, anunciou hoje o município.
Foram distinguidos os padres Avelino Peres Filipe, Armindo Patrão de Abreu, Domingos Sampaio Viana, Manuel de Brito Ferreira e António da Silva Lima pelos “anos de serviço pastoral em paróquias do Arciprestado de Esposende”.
As condecorações serão entregues no Dia da Cidade e do Município, a 19 de agosto de 2025.
Segundo a autarquia, o reconhecimento ao padre Avelino Marques Peres Filipe deve-se ao amplo trabalho desenvolvido ao longo de 62 anos na Paróquia de S. Miguel de Marinhas.
“A sua intervenção foi multidimensional, indo muito além da missão pastoral”, refere a proposta aprovada. Sublinhando que “foram 62 anos de generosidade, entrega e dedicação, que marcaram a sua paroquialidade e ajudaram a transformar uma comunidade, dando sempre muito mais do que alguma vez recebeu”.
O padre Armindo Patrão de Abreu é reconhecido pelos anos de serviço pastoral nas Paróquias de São Claúdio de Curvos e Santa Eulália de Palmeira de Faro. Na proposta é realçado o seu “espírito empreendedor notável” e destacado o percurso de 38 anos dedicados ao ensino, deste sacerdote, que foi também Arcipreste de Esposende. “Pela sua determinação, pelo seu espírito de ajuda e de firmeza de caráter, pelo seu altruísmo e dedicação, o padre Armindo Patrão de Abreu impôs-se à estima e consideração de toda a população de Curvos e de Palmeira de Faro, em particular, e do concelho de Esposende, em geral”.
“O padre Manuel Domingos Sampaio Viana dedicou-se com devoção e paixão à fé e à sua missão pastoral, estando sempre disponível para ajudar o próximo”, sustenta a proposta, realçando o trabalho pastoral na Paróquia de S. Bartolomeu do Mar, no Arciprestado de Esposende, “onde, ao longo de 12 anos, foi merecedor de toda a estima e admiração por parte da comunidade”, bem como nas Paróquias de Palme, Feitos e Aldreu, no Arciprestado de Barcelos.
Condecorado com a Medalha de Mérito Municipal no Dia da Cidade e do Município, em agosto passado, por ocasião das Bodas de Ouro Sacerdotais, o padre Manuel de Brito Ferreira é agora distinguido com um Voto de Louvor por 48 anos de serviço pastoral na Paróquia de S. Paio de Antas. “Homem empreendedor, a sua obra e influência abrangem todas as gerações, desde os mais jovens até aos mais idosos, e a sua presença tem sido vital para a coesão e o bem-estar das comunidades”, destaca o reconhecimento aprovado.
O padre António da Silva Lima foi pároco de São Martinho de Gandra e São Miguel de Gemeses e Pároco in solidum de São Miguel de Apúlia, de Santa Maria dos Anjos de Esposende, de São Paio de Fão, do Divino Salvador de Fonte Boa, de Santa Maria de Rio Tinto e de São João Baptista de Vila Chã, integrando a Unidade Pastoral de Esposende Centro Sul. O Voto de Louvor do Município traduz o reconhecimento do Município pela sua determinação, espírito de ajuda e firmeza de caráter, altruísmo e dedicação em prol da comunidade.