No dia em que celebrou 168 anos, a CP – Comboios de Portugal anunciou o lançamento de uma nova funcionalidade de Informação em Tempo Real, agora disponível para os seus clientes.
Em comunicado, a empresa explica que “esta plataforma inovadora, que resulta de uma dedicação integral das equipas internas da CP, foi desenvolvida pelos próprios trabalhadores da empresa e representa um avanço significativo na experiência de mobilidade ferroviária”.
A funcionalidade “Informação em Tempo Real” oferece, segundo a empresa, “uma consulta precisa e contínua do estado de circulação dos comboios em toda a rede de serviços da CP, desde o Alfa Pendular até aos Comboios Urbanos. Agora, os clientes podem acompanhar atualizações sobre horários, atrasos e linha de paragem diretamente no site CP.PT e na APP CP”.
Funcionalidades
Através da secção “Próximos Comboios”, os passageiros podem verificar de imediato o estado da circulação de cada serviço, recebendo alertas sobre atrasos superiores a cinco minutos nos serviços de longo e médio curso (Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, Regional e InterRegional) e de três minutos nos serviços Urbanos.
A funcionalidade também indica a linha de paragem de cada comboio. No entanto, a CP recomenda que, ao chegar à estação, os passageiros confirmem a linha de embarque nos dispositivos sonoros e visuais da estação, já que podem ocorrer mudanças imprevistas por razões que escapam à gestão direta da CP.
Ferramenta desenvolvida integralmente pela CP
Esta solução tecnológica é o resultado de um trabalho integrado entre várias equipas da CP, em especial as de Sistemas de Informação, Comercial e Operações, que foram determinantes para assegurar a precisão dos dados e o funcionamento robusto da plataforma. Desenvolver internamente esta plataforma reflete o compromisso da CP em aplicar a experiência dos seus profissionais para melhorar a operação e responder, de forma direta, às necessidades dos seus passageiros.
Para a CP, “esta nova plataforma marca mais um passo de um percurso que visa colocar a inovação e a eficiência no centro dos seus serviços. A empresa continuará a investir em soluções que melhorem a conectividade, mantendo a missão de estar cada vez mais próxima dos seus clientes e da mobilidade sustentável em Portugal”.