O projeto IRINA-I, da Escola Básica e Secundária de Freixo, em Ponte de Lima, venceu uma menção honrosa na XXV edição do concurso iberoamericano “Ciência en Acción”, que decorreu em Barcelona.
Marcaram presença os estudantes do clube de meteorologia, MeteoFreixo, e uma equipa de professores constituída por Sérgio Bastos, Mónica Carvalheira e Carlos Antunes.
Segundo dá conta o MeteoFreixo, em nota de imprensa, depois de selecionados para a final, o júri reconheceu que o projeto de fórmula inovadora de cálculo de risco de incêndio (IRINA-I) fosse premiado como “menção honrosa”, categoria de laboratório das matemáticas.
A ceromónia final de anuncio dos vencedores decorreu no dia 26 de outubro, na cidade catalã de Vildecans, província de Barcelona.
“A satisfação é muito grande por parte dos promotores, uma vez que todo um trabalho de investigação desenvolvido anteriormente foi reconhecido internacionalmente, no mais prestigiado concurso de ciência escolar iberoamericano”, refere a nota de imprensa.
Os promotores deste projeto adiantam que esta fórmula já pode ser aplicada no domínio público, através de uma APP android, bastando contactar a Escola de Freixo para adquiri-la. Também estão disponíveis para sessões formativas e workshop´s de uso da fórmula IRINA-I.