“Todo o ‘staff’ que diariamente trabalha merece ter esses recordes”

Rui Borges

-Declarações após o jogo Djurgarden–Vitória SC (1-2), da segunda jornada da fase de liga da Liga Conferência de futebol, disputado hoje na Tele2 Arena, em Estocolmo, na Suécia:

– Rui Borges (treinador do Vitória SC): “O recorde [de oito vitórias seguidas por uma equipa portuguesa nas competições europeias] deixa-nos orgulhosos: o clube, os seus adeptos, a equipa, os jogadores, todo o ‘staff’ que diariamente trabalha merece ter esses recordes.

O Vitória merece estar nesses grandes ‘palcos’ e estar nesses grandes jogos. Orgulha-nos enquanto cidade e clube, mas, a partir de amanhã [sexta-feira], estamos focados no jogo com o Estrela da Amadora [para a I Liga portuguesa].

O segredo está no espírito de equipa. Foi competitiva. Teve noção daquilo que ia ser exigido num jogo com bom ambiente, num campo difícil, sintético. Claramente o adversário estava a tentar perceber como nos podia ‘ferir’. Foi também prático. Em alguns momentos, não ‘fugimos’ à nossa maneira de jogar, a querer sair com bola, com critério e qualidade. Expusemo-nos em alguns momentos a transições ofensivas. Conseguimos anulá-las. 

Era importante estarmos muito perto uns dos outros como equipa. A adaptação ao sintético levava-nos, em alguns momentos, a não ser tão rápidos nas reações. Quanto mais juntos estivéssemos, melhor. O relvado sintético não permite muito jogo interior. Qualquer má receção ou perda de bola dá uma transição para o adversário. O sintético condiciona, mas adaptámo-nos. Soubemos quando pressionar e quando recuar. Soubemos interpretar o jogo e um adversário muito forte em duelos e nas bolas paradas.

O espírito de equipa é fantástico. Muitos jogadores que não têm jogado deram uma resposta fantástica. Se não tivesse ganhado hoje, era o ‘pior treinador do mundo’ por ter ‘mexido’ muito. Como ganhei, vão dizer que sou um bom líder. Sei o que os jogadores trabalham todos os dias. Fiquei feliz pela resposta de todos eles. Estes jogadores [que entraram] merecem isto, por tudo o que têm dado aos que têm jogado mais. Temos de ver que temos jogos muito seguidos. Este envolvia um relvado sintético e duas viagens de avião com quatro horas”.

Roberth Björknesjö (treinador do Djurgarden): “Estou aqui há três dias. Foram dias de muito trabalho. Tive de ver como a equipa joga, mas tenho bons treinadores comigo. Ajudaram-me muito. Amanhã [sexta-feira] é mais um dia de treino. Fizemos uma boa exibição, mas não conseguimos um bom resultado.

O foi muito disputado, foi muito bom, mas teve poucas oportunidades. Infelizmente, não conseguimos marcar novamente, mas tivemos uma boa oportunidade para fazer 2-2. Hoje não era dia de ganhar, mas mostrámos boa energia. Temos de dar os parabéns ao Vitória.

Temos de aproveitar a forma como defendemos e atacamos para criarmos mais importunidades. Vamos trabalhar para consentir menos oportunidades, mas estivemos bem na defesa”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x