Sistemas de Informação da UMinho comemoram 25 anos

Na sexta-feira
Foto: DR

O Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (DSI-EEUM) celebra as bodas de prata, na sexta-feira, com uma cerimónia no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães.

O percurso realizado e a interseção crescente da Informática com as mais variadas áreas vão ser refletidos por uma vintena de oradores, como o político Carlos Zorrinho e o perito de transição digital Milton Cabral.

A abertura conta, às 16:00, com o vice-reitor Luís Amaral, o presidente da EEUM, Pedro Arezes e o diretor do DSI, Rui José. De seguida, o painel “Génese” junta Luís Amaral, que é também professor do DSI, o chief information officer do Grupo Salvador Caetano, Joaquim Matos, a diretora de sistemas de informação do Hospital de Viana do Castelo, Lúcia Cerqueira e o diretor de corporate business da F3M, João Oliveira.

Às 16:40, o painel “Vivências” reúne à conversa o gestor para os mercados patrimoniais e de capitais da Australian Unity, Luís Rodrigues, o gestor de tecnologias de informação da Trofa Saúde, Pedro Ferreira, a coordenadora de engenharia de dados da Autodoc, Andreia Silva e a estudante Francini Hak, do programa doutoral em Tecnologias em Sistemas de Informação da UMinho (PDTSI).

Já o painel “Carreiras” agrega às 17:05 os testemunhos do diretor de operações dos sistemas de informação da Salvador Caetano, Vítor Martins, da diretora para customer success da BMC Software, Carina Simões, do coordenador do Polo de Inovação Digital Digi4Fashion, Milton Cabral e ainda de Pedro Antunes, presidente local da Association for Information Students (AIS.SC UMinho), a qual vai ser alvo de um reconhecimento na circunstância.

Meia hora depois, o painel “Futuro” cruza as visões do ex-eurodeputado e professor da Universidade de Évora, Carlos Zorrinho, do chief innovation officer do Grupo Três60, Jorge Saraiva, do partner da NTT Data Portugal, Paulo Silva e do diretor do DSI, Rui José, que no final convida os participantes para o corte do bolo do 25.º aniversário daquele departamento. Há mais detalhes em 25anos.dsi.uminho.pt .

“Digital mudou as nossas vidas”

“Foram 25 anos fascinantes de uma revolução digital que mudou as nossas vidas, a sociedade e o mundo; foram 25 anos de percursos profissionais muito diversos, que fizeram parte dessa mudança e afirmaram o princípio de que na Informática há muita vida além da tecnologia”, diz Rui José, citado em comunicado da academia minhota.

Ao criar-se nos anos 90 a licenciatura em Informática de Gestão (hoje, Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação) na UMinho, esta área ganhou relevância e autonomizou-se em 1999 do Departamento de Informática, nascendo então o DSI, dirigido pelo saudoso professor Altamiro Machado.

Este departamento também oferece hoje as licenciaturas em Engenharia de Telecomunicações e Informática e em Ciência de Dados, além de cinco mestrados e três doutoramentos. Tem tido parcerias, intercâmbios e prémios académicos em todos os continentes. A sua investigação está ancorada em Guimarães, através do Centro Algoritmi e Centro de Computação Gráfica, a par da cooperação no Laboratório Associado em Sistemas Inteligentes e na Universidade das Nações Unidas. Soma inúmeros projetos com instituições e a indústria, alguns deles estratégicos do PRR. Está igualmente presente em várias redes nacionais (APSI, APDSI) e internacionais (ERCIS, ISLink, AIS, IFIP).

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados