Uma mulher de 34 anos teve que ser resgatada, no último sábado, após se ter aleijado quando fazia um trilho no Parque Nacional da Peneda-Gerês, informou hoje a GNR.
Em comunicado, a GNR refere que o resgate foi feito através do Posto de Busca e Resgate em Montanha do Parque Nacional Peneda-Gerês (PTBRM-PNPG) da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), no Vale da Teixeira, freguesia de Vilar de Veiga, no concelho de Terras de Bouro.
“No seguimento de um alerta emitido pelo Comando Sub-Regional do Cávado da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 14:20 do dia 19 de outubro, os militares do PTBRM-PNPG/UEPS deslocaram-se de imediato para o local onde a mulher, que se encontrava a efetuar uma atividade de trekking, estava lesionada nos membros inferiores e impossibilitada de se movimentar pelos próprios meios”, refere o comunicado.
Ao chegarem ao local, os militares encontraram a vítima e um grupo de quatro pessoas na denominada Cabana do Vale da Teixeira, tendo sido efetuada uma breve avaliação ao estado de saúde da vítima.
“No seguimento da ação foi possível constatar que tinha uma lesão no joelho direito, que a impossibilitava de se deslocar pelos próprios meios, sendo retirada do local com recurso a transporte em maca”, explica a GNR.
A vítima foi entregue aos elementos da Cruz Vermelha Portuguesa de Rio Caldo, para transporte até unidade hospitalar.
No comunicado, a GNR “congratula o sucesso desta missão, que decorreu num local remoto de difícil acesso, em condições meteorológicas adversas, sensibilizando todos os praticantes de desportos de natureza e visitantes para que tomem especiais precauções nas suas atividades, nomeadamente, planearem a sua atividade de forma a que possam retornar aos seus locais de destino durante o dia para evitar eventuais constrangimentos/acidentes”.