Braga: Bairro das Andorinhas quer policiamento de proximidade e linha dos TUB

Vereadores do PS reuniram-se com Associação de Moradores
Foto: PS Braga

“É um exemplo de potencial social para todos as comunidades de Braga”. É assim que os vereadores do PS na Câmara de Braga definem o bairro das Andorinhas, em São Vicente, onde há um sistema comunitário de renda partilhada, segurança e espaços verdes cuidados.

De acordo com Artur Feio, líder da oposição na Câmara, “a retoma do policiamento de proximidade que permita antecipar problemas, uma linha dos TUB que ligue o bairro ao centro da cidade e mais atenção à mobilidade dos idosos são alguns dos pontos reivindicados pelos residentes”.

Estes três temas foram centrais da reunião que a vereação do PS da Câmara – Artur Feio, Sílvia Sousa, Adolfo Macedo e Ricardo Sousa – teve com a Associação de Moradores dos Bairros das Andorinhas (AMBA), que representa os mais de mil moradores.

Exemplo social

O Partido Socialista visitou o Bairro das Andorinhas e – diz Artur Feio – notou que “este é um exemplo de desenvolvimento social que pode e deve ser replicado noutros bairros da cidade”, isto por que “quando dadas as oportunidades corretas, estas comunidades desenvolvem ferramentas de integração social extraordinárias”.

Exemplo desta integração é o sistema comunitário de renda partilhada, com a AMBA a ajudar as pessoas mais carenciadas no pagamento das suas obrigações, contribuindo para a coesão da comunidade.

O PS teve ainda a oportunidade de ouvir as reivindicações dos moradores quanto às carências de mobilidade: “Acompanhamos a necessidade de implementar uma linha dos TUB do bairro até ao centro da cidade, com um transporte adaptado para as pessoas idosas e com maior dificuldade de mobilidade. A administração dos TUB conhece esta realidade, pelo que a implementação deste projeto deve ser uma prioridade para a empresa”.

Policiamento de proximidade

Por outro lado, – acrescenta o vereador – “os moradores reclamam a retoma do policiamento de proximidade para que seja possível aumentar a já significativa perceção de que esta é uma das comunidades mais seguras da cidade. O policiamento de proximidade existiu durante a governação do PS, tendo acabado posteriormente, pelo que, deve ser retomada”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados