Foto mostra maior prédio da Póvoa de Varzim quando não havia nada à volta. Ainda é dos 10 maiores do país

Edifício “Nova Póvoa”
Foto: Redes sociais

São 28 pisos residenciais distribuídos por cerca de 90 metros de altura que ainda o colocam, em 2024 – quase 50 anos desde a sua construção -, como um dos dez maiores edifícios de Portugal.

O popularmente chamado de “prédio de 28 andares”, na zona da “Nova Póvoa”, na Póvoa de Varzim, está por estes dias nas ‘bocas do povo’ da internet, depois de uma fotografia antiga viralizar em vários grupos de rede social relacionados com a cidade poveira do distrito do Porto.

A fotografia, partilhada já milhares de vezes no Facebook, mostra o edifício, possivelmente no início da década de 1980, acabado de construir e ainda solitário na zona onde existia uma gigante lagoa de água salgada e que viria a transformar-se numa das zonas ‘chiques’ para veraneantes de todo o Minho e Douro Litoral que quisessem viver ou arrendar casa perto da praia.

Em 2019, segundo uma publicação do Dinheiro Vivo na altura, ainda era o edifício com mais habitantes do país, situação que acontece durante os meses de verão, com o prédio a acolher cerca de 1.000 pessoas diariamente, quase igualando o total de população de algumas freguesias do concelho.

A construção do edifício começou ainda durante o regime do Estado Novo, em 1973, e arrastou-se no tempo até 1980, sendo inaugurado oficialmente alguns anos depois, com o título de maior edifício do país.

Apesar de ter figurado no topo da lista durante vários anos, neste momento ocupa o 10.º lugar da tabela liderada pela Torre Vasco da Gama, em Lisboa, com 145 metros de altura, e pela Torre de Monsanto, em Oeiras (120 metros). Contudo, pode em breve sair do ‘top-ten’, quando o edifício “SkyLine”, em Gaia, com 100 metros de altura, ficar concluído.

     
    Total
    0
    Partilhas
    Artigos Relacionados
    x