No primeiro semestre do ano, turismo em Braga superou o melhor ano de sempre

“Várias distinções” e “eventos de grande impacto” explicam números
Foto: Lusa

O Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo (CCDT) de Braga reuniu, esta segunda-feira, no Forum Braga, para analisar os principais indicadores de progresso/sucesso, os resultados da atividade turística do ano 2023 e do primeiro semestre 2024 e para debater a estratégia municipal para o turismo.

Na abertura da sessão, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, enalteceu o trabalho realizado por todos os presentes em prol do Turismo e ressalvou a “importância do trabalho em rede e do contributo dos parceiros públicos e privados”.

Em comunicado, a autarquia sublinha que a dinâmica de atração turística no primeiro semestre de 2024 supera os níveis de 2019, considerado “o melhor ano de sempre para o turismo nacional e de Braga”, com um aumento de 3,1% face ao número de dormidas no período homologo.

Já no que diz respeito ao número de hóspedes, Braga superou, no primeiro semestre de 2024, os 160 mil, o que correspondeu a mais 7.309 hóspedes que em 2023 – ou seja, um crescimento de 4,7%.

Foto: CM Braga

Já apurados os números de julho de 2024, verifica-se que Braga cresceu nesse mês 11% no número de hóspedes face ao mesmo período de 2023, acima da média nacional (1,5%).

Foram registados 35.178 hóspedes, número que representa um aumento de 8% face a 2019.

“Esta dinâmica é o resultado de uma estratégia concertada de promoção do território, com a obtenção de várias distinções no setor do turismo, nomeadamente como Melhor Destino Emergente pela World Travel Awards e a certificação do Destino de Turismo Sustentável da Green Destinations. Adicionalmente são cada vez mais os eventos com grande impacto que se realizam em Braga, como são exemplos o Dance World Cup ou o encontro das Cidades Criativas da UNESCO”, nota a Câmara.

Foto: CM Braga

Pedro Soares, adjunto do presidente, destacou os principais indicadores de progresso da atividade turística do concelho de Braga, apresentando também o plano de atividades para 2025.

Nesse plano está prevista a realização de ‘press trips’ e ‘fam trips’ e é atribuído destaque ao plano de promoção interna e externa, nomeadamente através da presença em feiras de promoção turística em mercados emergentes com o intuito de “elevar o potencial e aumentar a atratividade do destino Braga”.

O Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo de Braga é um órgão criado pelo Município com o objetivo de “auscultar a cadeia de valor do turismo regional e nacional para implementar uma estratégia concertada entre entidades públicas e privadas em prol do desenvolvimento do turismo”.

Foto: CM Braga

Além de elementos da Câmara Municipal, o Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo de Braga é composto por: representantes da Assembleia Municipal; Juntas de Freguesia; InvestBraga; TUB; Associação Empresarial de Braga; Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte; Arquidiocese de Braga; Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal; Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes; Direção Regional de Cultura do Norte; IEFP; Cavagri; Universidade do Minho; Universidade Católica de Braga; IPCA; da Esprominho; Profitecla; Sporting Clube de Braga; Fundação INATEL; Associação de Turismo do Porto e Norte; da ATHACA; ARHESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal; APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo; AHP – Associação de Hotelaria de Portugal; da Confederação do Turismo de Portugal; ANA Aeroportos; APDL (terminal de Leixões); AICEP; CIM Cávado/ Minho In; Turismo de Portugal.

 
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