Crédito habitação jovem: 5 requisitos essenciais que deve conhecer

Patrocinado
Imagem: DR

Quando se é jovem há muitos sonhos e objetivos a cumprir. Conquistar a independência, conseguir um bom emprego, viajar, divertir-se com os amigos e talvez até conseguir comprar casa. Podemos dizer que esta é a altura da vida em que não há impossíveis! Mas será que na compra de casa e no crédito habitação também é assim?

Com a ajuda da UCI (uma entidade especialista em crédito habitação) neste artigo vamos dar a conhecer 5 condições essenciais para a aprovação de um crédito habitação para jovens.

Dar um bom valor de entrada

O valor de entrada é um requisito bastante importante na aprovação do crédito habitação.

Ao pedir um empréstimo, o banco exige um montante mínimo de entrada de 10%. A nossa sugestão é que caso tenha essa possibilidade, procure dar um maior valor de entrada.

Assim, ao aportar um maior valor de entrada, não só estará a diminuir o montante de empréstimo necessário e por sua vez o valor da prestação, como também estará a demonstrar um maior envolvimento na operação, diminuindo assim o risco para o banco e aumentando as suas hipóteses de ter o crédito habitação aprovado.

Se ainda não começou a constituir alguma poupança, talvez esteja na hora de começar a pensar nisso.

Ter uma taxa de esforço reduzida

Outro elemento importante na avaliação do crédito habitação é a taxa de esforço. Este indicador avalia o peso que o crédito vai ter no rendimento mensal.

O ideal é que a taxa de esforço se mantenha abaixo dos 40%.

Ao ter uma taxa de esforço baixa estará a mostrar ao banco que tem a capacidade para cumprir com o crédito habitação que vai contrair.

Ter uma situação profissional estável 

Quando se é jovem e se está no início da vida profissional é normal existir alguma instabilidade. 

Conseguir ter estabilidade deve ser um objetivo a conquistar rapidamente pois uma boa situação profissional, numa boa empresa e com um bom nível salarial são meio caminho para conseguir aprovar o crédito habitação.

Garantias adicionais 

Ao comprar casa com recurso a crédito habitação, principalmente no caso dos jovens, podem ser pedidas algumas garantias adicionais para reforçar a operação de financiamento.

Estas garantias são normalmente os fiadores, que ficam responsáveis pela dívida no caso de não pagamento. Mas toda a regra tem uma exceção e, no caso da UCI, a garantia adicional dos fiadores raramente é solicitada aos jovens.

Para quem não quer ter os pais envolvidos na compra de casa esta pode ser uma boa solução.

Um bom mapa de responsabilidades de crédito

Ao solicitar um crédito habitação, o banco irá verificar o histórico de créditos analisando para isso o mapa de responsabilidade de crédito. 

Através deste mapa o banco tem acesso a toda a informação relativa a outros créditos que tenham sido contraídos no passado. Se existir bom histórico de crédito e sempre se cumpriu atempadamente, então não haverá problemas com este requisito.

Quem reúne estes requisitos está no bom caminho para ver o seu crédito habitação aprovado. Mas para facilitar o processo, nada como optar por uma entidade como a UCI, que além de uma grande experiência no mercado também tem processos mais simples e adaptados às necessidades dos jovens. 

Quer saber se o sonho de comprar casa pode ser uma realidade, nada como dar o primeiro passo. Basta fazer o pedido de empréstimo aqui e em breve terá uma resposta.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados