Empresas de Braga com mais 168 tomadas e 132 estacionamentos para veículos elétricos

Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga
Foto: DR

O Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga (PMEB) anunciou os resultados obtidos pelas empresas signatárias no compromisso de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

Entre os dados apresentados, foi destacada a aquisição de 116 veículos elétricos e 118 veículos híbridos plug-in, resultando na redução imediata de 405 toneladas de CO2 equivalente. Anualmente, a Câmara espera evitar a emissão adicional de 281 toneladas de CO2 equivalente, com base nos quilómetros percorridos pelos veículos em 2023.

Além disso, salienta a autarquia, foram instaladas 168 tomadas elétricas e criados 132 lugares de estacionamento dedicados a veículos elétricos e partilha de carros entre colaboradores.

Como O MINHO noticiou, são mais de 30 as entidades que assinaram este pacto, nomeadamente: ACCENTURE, AGERE, BOSCH, BragaHabit, CACHAPUZ, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Cávado e Basto, CARCLASSE, CASAIS Engenharia e Construção, CAVAGRI, Cruz Vermelha Portuguesa Braga, DPD Portugal, dst, ENERMETER, ETMA, FEHST Componentes, Fundação Bomfim, Global iBD, Grupo Érre, Grupo Três60, INVEST Braga, Jerónimo Martins, LABINA Fundição Injetada, LatinoGroup, NAVARRA, PRIMAVERA BSS, RANGEL Logistics Solutions, SC Braga, Táxi Braga, Teatro Circo de Braga, Transportes Urbanos de Braga e Universidade do Minho.

Segundo a mesma fonte, um total de 82% dos compromissos iniciais foram cumpridos, com várias organizações a “excederem as expectativas ao realizarem um número considerável de ações adicionais”.

Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, referiu que “essa disponibilidade é fundamental para o sucesso do Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga”.

“Continuamos a contar com as empresas para melhorar a mobilidade de Braga e avançar em direção a um futuro de baixas emissões de gases com efeito de estufa na cidade”, afirmou.

Outras iniciativas incluem a promoção do teletrabalho, que viu um aumento de 59% na adesão semanal, beneficiando 358 colaboradores com horários flexíveis.

Adicionalmente, foram implementadas medidas para melhorar a acessibilidade universal e expandir as opções de transporte sustentável na cidade, em colaboração com os Transportes Urbanos de Braga e outras entidades locais.

Durante a sessão, foi também apresentado o futuro do pacto, que pretende expandir ainda mais o número de empresas signatárias e intensificar as ações de sustentabilidade.

A iniciativa está a ser promovida pela autarquia bracarense e pelo BCSD Portugal (Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável), uma associação sem fins lucrativos de utilidade pública que apoia as empresas em relação à sustentabilidade.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x