A instabilidade meteorológica fará sentir com “maior severidade” na próxima sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que já prolongou os avisos amarelos emitidos para os distritos de Braga e Viana do Castelo devido à chuva forte, trovoada e granizo.
Como O MINHO noticiou, o IPMA colocou o Minho sob aviso amarelo entre as 12:00 e as 21:00 de amanhã, quinta-feira, mas entretanto já os prolongou para sexta-feira, entre as 09:00 e as 21:00.
Se na quinta-feira, os aviso meteorológicos são para os distritos do Norte, na sexta-feira estendem-se a praticamente todo o território continental, com exceção de Faro.
Em comunicado, o IPMA prevê que, a partir da tarde de hoje, “um agravamento do estado do tempo em Portugal continental, com ocorrência de precipitação por vezes forte, de granizo e acompanhada de trovoada”.
“Esta situação de instabilidade deve-se à ação de uma depressão, com expressão em altitude, centrada a oeste da Península Ibérica, deslocando-se para nordeste a partir do dia 29 [sábado], originando assim uma progressiva melhoria do estado do tempo”, explica o IPMA.
Assim, “a partir da tarde de hoje, dia 26, prevê-se a ocorrência de aguaceiros no interior Norte, que poderão ser acompanhados de trovoada, sendo mais prováveis em zonas de montanha”.
Amanhã, quinta-feira, dia 27, “a instabilidade será mais generalizada a partir da tarde no interior das regiões Norte e Centro, podendo a precipitação ser por vezes forte, acompanhada de trovoada, ocasionalmente sob a forma de granizo, e com a possibilidade de localmente ocorrerem rajadas fortes”.
O IPMA adianta que “esta situação irá prolongar-se ao longo de todo o dia de sexta-feira, 28 de junho, estendendo-se a todo o território, sendo este o dia em que se espera maior severidade”.
Segundo os modelos meteorológicos, a região do Minho será atingida com maior intensidade a partir do início da tarde da sexta-feira, sobretudo o distrito de Viana do Castelo.
No sábado, dia 29, “espera-se um desagravamento significativo do estado do tempo, ainda com ocorrência de precipitação, em especial nas regiões Norte e Centro, mas com menor intensidade que nos dias anteriores, não se prevendo precipitação a partir de dia 30 [domingo].
O IPMA avisa ainda para “uma descida de temperatura até dia 29, sábado, com uma gradual recuperação a partir do dia 30 [domingo], acompanhando a melhoria do estado do tempo”.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.