É de Vila Verde o melhor investigador do mundo em desporto

Pedro Forte
Foto: DR

Pedro Forte, de 33 anos, natural de Cervães, Vila Verde, é o melhor investigador do mundo em duas áreas desportivas, segundo o Ranking AD Scientific Index.

No ranking, um dos mais utilizados no mundo e que faz referência aos últimos seis anos de investigação científica, o professor vila-verdense ficou em 1.° lugar a nível mundial nas áreas de “Treino Desportivo” e “Dinâmica dos Fluidos no Desporto”, duas das suas principais áreas de investigação.

O mesmo ranking também o coloca em 1.º lugar a nível europeu no estudo de “Biomecânica Desportiva”.

Fonte: Ranking AD Scientific Index

“Para um professor, naturalmente e sem hipocrisia, gera-se um sentimento de alegria”, reagiu Pedro Forte numa publicação partilhada na sua página de Facebook.

“Num instante, saltaram as memórias desde a infância, da escola em Cervães, do Colégio Didálvi, do Instituto Politécnico de Bragança onde terminei a licenciatura e o mestrado e da Universidade da Beira Interior – UBI, por onde fiz o doutoramento. No topo do bolo, o ISCE DOURO, que me acolheu como professor e me permitiu o trabalho realizado destes 6 anos. Num instante, lembra-se a família, os amigos, os professores, os colegas de trabalho e os orientadores. No mesmo instante se vê a expressão do filho ‘É o pai!’ e o sorriso da esposa. Afortunado sou, por ver mais longe aos ombros de gigantes. Muito obrigado, é um reconhecimento coletivo, de todos nós”, agradece o investigador.

Dos doutorados mais jovens na área do desporto em Portugal

Como O MINHO noticiou, em 2021 Pedro Forte, professor doutorado e coordenador do Departamento de Desporto do Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro, foi nomeado, em 2021, membro do Quadro Editorial do International Journal of Kinesiology and Sport Science (IJKSS).

Pedro Forte é um dos doutorados académicos mais jovens de sempre na área das Ciências do Desporto em Portugal.

Foi-lhe atribuído em 2019 a distinção de melhor tese de doutoramento por entre as várias universidades afetas ao Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), tais como a Universidade da Beira Interior, a UTAD, o ISMAI, a UÉvora ou o IPLeiria.

A escola primária, fê-la em Cervães. Seguiu-se o colégio Didálvi, de onde saiu para ingressar no Ensino Superior, no Instituto Politécnico de Bragança, onde concluiu a licenciatura em Desporto. Seguiu-se o mestrado em Exercício e Saúde, que terminou aos 23 anos, iniciando em 2014 a tese de doutoramento, que foi entregue em outubro de 2017, ainda com 26 anos, e defendida em julho de 2018, já com 27.

Com Fernando André Silva

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x