Mais de 500 voluntários retiraram 2,1 toneladas de lixo das praias de Esposende

Foto: CM Esposende

Mais de 500 voluntários recolheram, na passada sexta-feira e sábado, cerca de 2,1 toneladas de resíduos no litoral e zonas ribeirinhas do concelho de Esposende.

Em comunicado enviado hoje às redações, a Câmara de Esposende refere que a ação de voluntariado ambiental incidiu nas zonas ribeirinhas e ao longo da zona costeira do concelho, desde a Foz do Rio Neiva, em Antas, até à Praia da Ramalha, em Apúlia.

Em termos globais, a ação abrangeu cerca de 50% do litoral de Esposende, numa extensão de nove quilómetros.

Na sexta-feira, estiveram em campo alunos, professores e responsáveis do Jardim de Infância de Cepães, da APPACDM, do Centro Social e Paroquial Imaculado Coração de Maria, da Escola Básica António Rodrigues Sampaio, da Escola Básica António Correia de Oliveira e da Escola Secundária Henrique Medina. Recolheram resíduos no areal e espaço dunar nas praias de Cepães e Suave Mar e margem direita do estuário do Cávado.  

Ainda no que se refere à comunidade escolar, encontram-se já agendadas mais duas ações até final do mês de abril, que contarão com a participação da Escola Profissional de Esposende e da Escola Básica de Forjães.

No sábado, as praias, dunas e zonas ribeirinhas do concelho de Esposende encheram-se de voluntários que dedicaram algumas horas do seu fim-de-semana a recolher os resíduos depositados nas margens dos rios e nas praias do concelho.

Para além da Esposende Ambiente e da Câmara Municipal, esta iniciativa contou com a colaboração e participação do Parque Natural do Litoral Norte, União de Freguesias de Belinho e Mar, União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, União de Freguesias de Apúlia e Fão, Associação Rio Neiva, Associação AssoBio, Agrupamento de Escuteiros de Esposende e de Mar, escolas de surf e kitesurf do concelho (Onda Magna, GKS Gokiteschool e Apúlia Surf School), Associação de Trabalhadores do Município (ADCRSME), da Associação Desportiva de Esposende, do Grupo Desportivo de Apúlia, da Associação Amigos de S. Lourenço, da empresa Zouri Shoes, da Juventude Unida de Belinho e de vários voluntários, tanto do concelho como de outras localidades.

“Através da realização destas ações pretende-se alertar a população para a problemática dos resíduos nas praias e oceanos, reduzir o impacto dos plásticos descartáveis no ambiente marinho, contribuir para a preservação dos habitats abrangidos e fomentar o voluntariado ambiental junto dos munícipes”, conclui o município.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Águas do Norte investe 2,1 milhões no saneamento em Celorico de Basto

Próximo Artigo

Motenegro sublinha em Bruxelas "fortíssimo" compromisso com o projeto europeu

Artigos Relacionados
x