Sonha ser a mordoma da Romaria d’Agonia? Então este concurso é para si

Foto: VianaFestas / Arquivo

O concurso do cartaz da Romaria d’Agonia vai este ano, pela primeira vez, abrir-se a todas as mulheres, dos 18 aos 35 anos, que sonham ser o rosto das festas de Viana do Castelo, foi hoje divulgado.

“Qualquer mulher que sinta a nossa romaria pode concorrer e aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, afirma o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino, citado em um comunicado hoje enviado às redações.

O novo regulamento para conceção do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia prevê três fases até à seleção da mordoma, substituindo o modelo anterior, concurso público, em vigor desde 2011, que implicava a escolha de um conjunto autor, cartaz e mordoma.

“Sentimos que era a altura de evoluir para um novo modelo que permita a qualquer mulher manter o sonho de ser o rosto do cartaz da romaria, estando ou não associada a um fotógrafo ou designer, como acontecia até agora”, explica o presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade.

A primeira fase, destinada a inscrições, que hoje se inicia e decorre até dia 30, está aberta a qualquer mulher que, para concorrer, terá de preencher um formulário de candidatura a enviar para a página oficial na Internet das festas d’Agonia.

Devem juntar duas fotografias de corpo inteiro, devidamente trajadas e ouradas, e um vídeo de apresentação com a duração máxima de 30 segundos.

Na segunda fase, as 20 candidatas finalistas a mordoma do cartaz da Romaria de 2024 serão apresentadas num evento aberto ao público, marcado para dia 17 de maio.

As mulheres devem apresentar-se “devidamente trajadas e ouradas”, sendo que “cada uma terá de explicar, a um júri, composto por elementos de diferentes áreas, os motivos pelos quais pretende ser o rosto do cartaz das festas”.

Na última fase, a Vianafestas e a Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vão convidar três ‘designers’ ou artistas para apresentarem, cada um, uma proposta, tendo como protagonista a mordoma selecionada.

A apresentação do cartaz oficial da romaria está prevista para 21 de junho.

A devoção à Senhora d’Agonia iniciou-se em 1751 e comemora-se a 20 de agosto até aos dias de hoje. A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, na sua essência, é uma celebração de cariz religioso, à qual, ao longo de mais de 200 anos, se foram acrescentando diversos momentos festivos, ora de índole religiosa, ora de índole profana. É já considerada a maior romaria de Portugal que chama à cidade de Viana do Castelo mais de um milhão de visitantes durantes os dias da festa, que este ano se realiza de 14 a 22 de agosto.

Este ano, a Romaria d’Agonia vai voltar a festejar-se durante nove dias, formato testado em 2023 e que resultou, segundo a organização, numa “maior afluência” de pessoas a Viana do Castelo.

Durante aquele período terão passado pela capital do Alto Minho mais de 1,1 milhões de pessoas.

O número foi revelado pela Câmara de Viana do Castelo com base “num estudo realizado durante todos os dias da romaria, através de um questionário para avaliação da satisfação do evento”.

Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Repórteres ameaçados quando filmavam lar ilegal em Fafe

Próximo Artigo

Marcelo recorda Marinho da Barca como “voz que marcou gerações e deu brilho à cultura minhota”

Artigos Relacionados
x