A Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) esteve hoje na cidade de Curitiba, no Brasil, onde conheceu de perto o sistema de mobilidade da cidade, baseado nos BRT ou ‘metrobus’, cuja implementação está prevista para Braga já em 2025.
A CIM e o município brasileiro assinaram também um protocolo de cooperação. Em comunicado, a CIM Cávado refere que o documento assinado representa um “marco importante nas relações bilaterais, estabelecendo uma base sólida para futuras colaborações e projetos conjuntos”.
Os membros do Conselho Intermunicipal da CIM Cávado, liderado neste momento solene pelo seu vice-presidente, Mário Constantino Lopes, reuniram com Rafael Greca, prefeito de Curitiba, e marcaram o início de um “diálogo construtivo, estabelecendo parcerias estratégicas que promoverão o desenvolvimento sustentável e a inovação em ambas as regiões”.
“Note-se que Curitiba é uma das maiores cidades do Sul do país, e foi recentemente eleita a cidade mais inteligente do Brasil”, sublinhou a organização.
A comitiva teve a oportunidade de conhecer alguns projetos “estruturantes” desta cidade, focados nos domínios das Cidades Inteligentes, e que permitiram o “contacto mais próximo com exemplos concretos de inovação, nomeadamente, no âmbito da mobilidade”.
Designadamente o sistema de transporte da cidade de Curitiba, com uma visita a URBS – Urbanização de Curitiba que apresentaram o trabalho desenvolvido na Rede Integrada de Transporte, um sistema de transporte público baseado em autocarro, a partir do conceito de Bus Rapid Transit com cerca de 242 linhas, 6.500 paragens e 1.100.100 passageiros transportados por dia.
Um dos outros projetos visitados foi o Hipervisor, idealizado pelo Instituto de Cidades Inteligentes (ICI) do Município de Curitiba, que gere todos os sistemas de tecnologia desta cidade e é uma ferramenta “indispensável para monitorizar todos os dados, desde mobilidade, educação, saúde, entre outros”.
“Exemplo a seguir”
“Esta reunião foi importante para conhecer uma realidade que será muito útil no âmbito da futura candidatura da nossa região à Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência e que irá motivar uma articulação próxima com a Agência para a Modernização Administrativa em Portugal”, lê-se na nota enviada às redações.
Para o vice-presidente da CIM Cávado, Mário Constantino Lopes, esta foi uma oportunidade de trocar experiências na área da governança e da sustentabilidade. Referindo ainda que “causou particular impacto todo o percurso que esta cidade fez no âmbito da mobilidade, sendo um exemplo a seguir”.
Acresce ainda que cada município da CIM Cávado assinou um protocolo que permitirá estabelecer futuras cooperações para a “intensificação das trocas comerciais, cooperação e internacionalização de startups, assim como o aumento da inteligência dos territórios e desenvolvimento de ações para as cidades do futuro”
As assinaturas dos protocolos surgem na sequência do primeiro dia de visitas e reuniões de trabalho que os presidentes dos seis municípios do Cávado terão com diversas entidades do Paraná ao longo desta semana.
Este primeiro dia terminou com um encontro com empresários e investidores realizado pela Agência Curitiba, da Secretaria Municipal da Tecnologia, Desenvolvimento Económico e Inovação no qual foi apresentado o nosso território e as potencialidades que lhe são inerentes.